Introdução Direito Constitucional
Monografias: Introdução Direito Constitucional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lilianemoura • 8/5/2014 • 1.088 Palavras (5 Páginas) • 337 Visualizações
A partir da leitura do capitulo III sobre direitos e garantias fundamentais do programa livro texto , e com base nos textos de José Afonso da Silva e Pedro Lenza ambos do curso de direito constitucional observamos que a Constituição Federal de 1988 foi destinada a estabelecer direitos , garantias e deveres aos cidadões brasileiros , estes dispositivos sistematizam as noções básicas e centrais que regulam a vida social política e jurídica de todas as pessoas que vivem no Brasil CONCEITO DA MACROECONOMIA ..
A macroeconomia estuda a economia como um todo ,analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados ,tais como ; renda e produto nacional , nível geral de preços ,emprego e desemprego ,estoque de moeda e taxas de juros , balanço de pagamentos e taxas de câmbio .
Ao estudar e procurar relacionar os grandes agregados ,a macroeconomia não tem por enfoque o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercados específicos . a macroeconomia trata o mercado de bens e serviços como um todo ( agregando produtos agrícolas , industriais e serviços de transporte por exemplo ) não se preocupando com diferença nas qualificações ,sexo ,idade ,origem da força de trabalho ,etc..
Apesar disso a abordagem global tem a vantagem de estabelecer relações entre grandes agregados e permitir uma compreensão maior de algumas das interações mais relevantes da economia ,entre os mercados de bens e serviços o ‘mercado’ monetário ,financeiro e cambial , e o mercado de trabalho ,representando assim importante instrumento para a política e a programação econômica . entretanto embora exista um aparente contraste , não há conflito entre a micro e a macroeconomia , uma vez que o conjunto da economia é a soma de seus mercados individuais .A teoria macroeconômica propriamente dita preocupa – se mais com aspectos a curto prazo ,especificamente trata de questões como o desemprego , que aparece sempre que a economia esta trabalhando abaixo de seu máximo de produto ,e da estabilização do nível geral dos preços . Em outras palavras a análise de curto prazo avalia fundamentalmente questões conjunturais ,como desemprego e inflação .
A parte da teoria econômica que estuda questões de longo prazo é denominada teoria do desenvolvimento e crescimento econômico . analisa também os grandes agregados ,mas com um enfoque um pouco diferenciado ,preocupando se com a trajetória de longo prazo da economia . A teoria do desenvolvimento e crescimento econômico dedica- se fundamentalmente as questões estruturais , que não envolvem apenas a utilização de política econômica , mas também fatores institucionais ,sociais , tecnológicos ,como a qualificação da mão de obra ,progresso tecnológico ,qualidade de vida da população ,distribuição de renda etc..
A teoria macroeconômica tradicional trata fundamentalmente das questões do desemprego e da inflação ,consideradas como problemas de curto prazo ou conjunturais , enquanto as teorias do crescimento e desenvolvimento incorporam questões estruturais , que envolvam políticas cujos efeitos demandam um período maior de tempo para apresentarem resultados ,pois exigem mudanças na estrutura econômica e institucional do pais.
PRINCIPAIS OBJETIVOS
São os seguintes os objetivos da macroeconomia ;
Alto nível de emprego
Estabilidade de preços
Distribuição de renda socialmente e justa
crescimento econômico
É a preocupação das chamadas políticas de estabilização as questões relativas ao crescimento econômico e a distribuição de renda envolvem aspectos também estruturais ,que são predominantes de longo prazo .
Alto nível de emprego
Deve se salientar que antes da crise mundial de 1930 ,o desemprego não preocupava a maioria dos economistas ,pelo menos nos paises capitalistas . isso por que predominava o pensamento liberal , que acreditava que os mercados , sem interferência
...