TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Teorica E Processos De Eletrização

Artigo: Introdução Teorica E Processos De Eletrização. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  1.000 Visualizações

Página 1 de 3

2. INTRODUÇÃO TEORICA

2.1 Carga elétrica

A carga elétrica é considerada como sendo uma propriedade que se manifesta em algumas das chamadas partículas elementares; por exemplo, nos prótons e elétrons.

Os prótons e elétrons são os portadores do que denominamos carga elétrica, mas esta propriedade não se manifesta exatamente da mesma forma nessas partículas; convencionou-se, então, a chamar a carga elétrica dos prótons de positiva (+) e a dos elétrons de negativa (-).

Experiências realizadas no transcorrer do início do século XX, notadamente por Millikan, permitiram verificar que prótons e elétrons apresentam cargas elétricas de mesmo valor absoluto e que a quantidade de carga apresentada por ambos corresponde à menor quantidade de carga que uma partícula pode ter; a este valor chamamos de carga elementar e representa-se por e.

O valor desta carga e no SI - Sistema Internacional - é dado por 1,6.10-19 coulomb.

2.2 Propriedades das Cargas Elétricas

Inúmeros experimentos simples demostram a existência de forças eletrostáticas. A cada elétrica é uma propriedade intrínseca das partículas fundamentais de que é feita a matéria; em outras palavras, é uma propriedade associada á própria existência dessas partículas.

A grande quantidade de cargas que existem em qualquer objeto geralmente não pode ser observada porque o objeto contém quantidades iguais de dois tipos de cargas: cargas positivas (prótons) e cargas negativas (elétrons). Quando existe essa igualdade (ou equilíbrio) de cargas, dizemos que o objeto é eletricamente neutro, ou seja, sua carga total é zero. Quando as quantidades dos dois tipos cargas contidas em um corpo são diferentes a, carga total é diferente de zero e dizemos que o objeto está eletricamente carregado.

E inúmeras experiências feitas com cargas positivas e com cargas negativas levaram á conclusão das seguintes propriedades:

Cargas elétricas positivas repelem-se; Cargas elétricas negativas repelem-se;

Cargas elétricas de sinais opostos atraem-se.

2.3 Condutores e isolantes

Em determinados meios materiais as cargas elétricas se movimentam com relativa facilidade. São os condutores de eletricidade. Quando as cargas elétricas encontram dificuldade para se movimentar, dizemos que o meio é isolante.

Por exemplo, na borracha, no vidro, na lã, nos plásticos, a carga elétrica tem enorme dificuldade para se movimentar e, por isso, eles são considerados isolantes.

Nos metais, os elétrons se movimentam com relativa facilidade e isso se justifica pelo elevado número de elétrons livres presentes. Pro isso, o cobre, alumínio, ouro, prata e outros metais são considerados bons condutores.

Eletrizar um corpo eletricamente neutro e tronar diferente o número de cargas positivas do numero de cargas negativas. Isso só é possível acrescentando ou retirando elétrons do corpo, tendo em vista que as cargas positivas, das quais os prótons são portadores, encontram-se no núcleo dos átomos sendo impossível movimentá-las. São três as maneiras pelas quais é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com