Invasão De Privacidade
Exames: Invasão De Privacidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mola • 27/10/2014 • 458 Palavras (2 Páginas) • 338 Visualizações
Segurança e invasão de privacidade na atualidade
Tal problema não é somente de caráter governamental, mas sim global, pois a falta de prudência nas publicações e compartilhamentos em redes sociais tem favorecido a invasão de privacidade entre pessoas comuns e de imagem pública. Constantemente vemos Paparazis circulando por bairros nobres, restaurantes entre outros lugares a procura de uma figura pública famosa a fim de publicar sem sua devida autorização imagens que retrate o que está fazendo no momento, com quem está acompanhado, o que esta vestindo, entre outros.
Nós indivíduos temos o direito de permanecer a sós, de não se expor e trocar informações de caráter pessoal sem a intervenção de terceiros, mas a invasão de privacidade se tornou algo tão comum e viral que se faz necessário usar recursos judiciais para a retirada dos conteúdos da mídia, ou mesmo manter o sigilo deles, mas ainda há brechas nas leis que não nos permite exercer tal ação com a máxima eficiência.
Apesar de á prática ser antiga, somente agora está dando a devida atenção e importância, analisando o quanto isso impacta em nossas vidas.
As câmeras vigiam os passos da população e mantém a polícia sempre alerta a qualquer situação suspeita. Vale ressaltar que as câmeras já salvaram muitas vidas,desmantelaram quadrilhas e solucionaram até mesmo seqüestro e assassinatos,no entanto quem está por traz destas câmeras são pessoas comuns, e é justamente onde outros crimes acabam por acontecer.
O Brasil tem potencial para crescer ainda mais na área tecnológica, porém necessita focar mais seus investimentos em tecnologias que favoreçam o seu real desenvolvimento, incluindo educação e segurança. Se deixarmos a cultura de só se alimentar de informações fúteis e centralizar no verdadeiro conhecimento, ficará mais fácil banir e corrigir as pratica de invasões tanto da mídia sensacionalista quanto dos governos alheios.
No Brasil, a prática não tem um tratamento específico na legislação, sendo adequada à legislação penal. Em resposta, o Itamaraty disse que pretende propor regras que protejam a privacidade dos usuários da internet, sem que isso atrapalhe os esquemas de segurança dos países.
Apesar do atraso em relação a outros países, o Brasil discute há cerca de dois anos um anteprojeto de lei de proteção de dados pessoais. O texto, que já passou por consulta pública para receber contribuições dos consumidores, foi criado pelo Ministério da Justiça em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro. O documento final já recebeu também contribuições de outros ministérios, como o das Comunicações, do Desenvolvimento, da Fazenda e da Ciência e Tecnologia.
O Brasil vem melhorando as suas leis de segurança e punindo melhor os culpados e investindo em tecnologias para o bem do país e de toda a população.
...