TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investimento

Resenha: Investimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infraestrutura) ou seja, em bens de capital.

O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou que os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.

O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.

O investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.

Em finanças, "Investimento" também pode referir-se à compra de ativos financeiros (ações, letras de câmbio e outros papéis), caracterizando o investimento financeiro.

Entende-se por investimento financeiro as operações de compra e venda de títulos financeiros como letras de câmbio, ações, etc.

O principal objetivo do investimento financeiro é repor o valor de compra da moeda perdido com a inflação. Ele é divido em classes de ativos (renda fixa, renda variável, fundo de investimento, investimentos alternativos) que são classificados conforme o risco, e cada uma dessas classes de ativos é composta por vários produtos financeiros, como por exemplo, os produtos de renda fixa são os títulos do governo (LFT, NTNs etc), títulos de dívida de empresas (debêntures), título de dívida de bancos (CDB) etc.2 .

Segue abaixo uma lista de termos relacionados a investimentos financeiros:

renda fixa

letra de câmbio

ações

CDB

swap

ouro

dólar ou outra moeda estrangeira

hedge

caderneta de poupança

A propriedade desses títulos pode ser transmitida e, inclusive, eles podem ser negociados em bolsas.

Existem dois tipos: a)Valores negociáveis de renda variável, como as acções e outros tipos de participação no capital das empresas - denominados valores de renda variável porque a sua tendência permite obter rendimentos em forma de dividendos. Esta rentabilidade não é prefixada na data da compra.

Depende do lucro alcançado pela empresa emissora das ações.

b)Valores negociáveis de renda fixa, tais como as obrigações e títulos de tesouro.

Neste caso, na data de aquisição é garantido um juro e um rendimento fixo ao proprietário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com