Investimento
Seminário: Investimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 4/12/2014 • Seminário • 411 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
Investimento - é a aplicação de um recurso com expectativa de receber um capital maior do que foi aplicado.
O retorno esperado sempre contemplara as possíveis perdas, como juros e taxas de administração.
Essa aplicação pode ser realizada através da compra de um equipamento que ira alavancar a produção da fábrica e seu crescimento ou através da compra de uma ação ou títulos
É importante identificar sempre duas situações: o valor do dinheiro no tempo e o custo de oportunidade, analisando essas situações a empresa conseguira identificar a melhor oportunidade para investir.
Ao realizar um investimento é importante atentar-se a três aspectos: risco, rentabilidade e liquidez, e também diversificar as formas de investir.
Abaixo iremos citar os investimentos mais conhecidos e indicado para as organizações:
- CDB: título de renda fixa que possui a rentabilidade calcula através dos juros pago pela instituição bancária (conforme contrato). Vantagens: risco baixo e possibilidade de negociar as taxas de remuneração , senda elas pré fixadas, pós fixada ou flutuantes. Desvantagens: incidência do IR e alíquotas de IOF para prazo inferiores a 30 dias na aplicação.
- Títulos públicos: emitidos pelas três esferas do governo (municipal, estadual e federal), com diferentes prazos e rentabilidade, desde juros prefixados até pela taxa Selic. Vantagens: melhor rentabilidade e liquidez garantida. Desvantagens: incidência do IR e alíquotas de IOF para prazo inferiores a 30 dias na aplicação, além de taxa de negociação, dias e horários específicos para resgate.
- Ações: ações preferenciais ou ordinárias. Vantagens: não existe valor mínimo, possibilidade de investir várias ações ao mesmo tempo. Desvantagens: ricos e perdas maiores, custo de corretagem, taxa de custódia e taxa de emolumentos e incidência de Imposto de Renda.
- Fundos de investimento: compra de ações regidas por um regulamento, sendo possível ser fundo aberto ou fechado. Vantagens: rentabilidade elevada, diversificação do investimento Desvantagens: Imposta de Renda de 15%, taxa de administração, auto risco e falta de autonomia.
Imóveis: compra para revenda ou aluguel. Vantagens: grande valorização, locação de longo prazo. Desvantagens: custo extras com documentação, maus inquilinos, baixa liquidez.
Cambio: fundos cambiais, minicontratos de mercado de futuro e Forex. Vantagens: altos rendimentos, dinâmicos e curto prazo. Desvantagens: alto risco, variação de cambio, IR e IOF.
Importância do investimento:
Investir na empresa oferece condições para que ela esteja em constate crescimento , sempre preparada para novos desafios, e atender as necessidades do mercado e publico alvo que cada está a cada dia mais exigente.
Casos de sucesso: http://www.casodesucesso.com/?conteudoId=43
http://www.anjosdobrasil.net/importacircncia-do-investimento-anjo.html
meninas não sei esses casos serve, mas não consegui localizar outros.
Abaixo a referencia bibliografica
http://www.guiadeinvestimento.com.br/conceito-e-definicao-de-investimento/
http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/intros/intro-tipos-de-investimentos.aspx?idioma=pt-br
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/364895-confira-os-principais-tipos-de-investimento-e-saiba-como-aplicar.shtml
http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/educacao-financeira/glossario-de-investimentos
http://www.becocomsaida.blog.br/2008/12/a-importancia-de-investir-para-crescer/
...