Iodofórmio Por Meio Da Reação Entre Acetona
Trabalho Universitário: Iodofórmio Por Meio Da Reação Entre Acetona. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: monisesecate • 20/9/2014 • 401 Palavras (2 Páginas) • 1.088 Visualizações
INTRODUÇÃO
O iodofórmio ou triiodometano apresenta a fórmula molecular CHI3; foi descoberto por Serullas em 1822 e introduzido na terapêutica por Boucharadt em 1836, é uma substância antisséptica usada em hospitais. Na área de endodontia, ondontologia, é indicada como material obturador intracanal provisório e formulação de algumas pastas endodônticas, liberando o iodo, assim propicia sua capacidade antibacteriana e detergente. É um medicamento aplicado como anti-séptico e antiinfeccioso de uso tópico. Exibe forma de cristais de coloração amarelo-pálido e brilhantes, possuindo efeito parecido ao clorofórmio, entretanto com ação de átomos de iodo, possui odor forte, além de sabor desagradável, tem baixa solubilidade em água e é solúvel em álcool, óleo de oliva e éter. Expressa as seguintes caracteristicas: Causa uma ação local sobre os tecidos, diminuindo a secreção e a exsudação, impulsiona a proliferação celular, tem leve poder antisséptico, porém de ação prolongada, decompõe-se lentamente à temperatura corporal e ativa a fagocitose de resíduos irritantes aos tecidos e é intensamente radiopaco.
OBETIVO
Resumir o iodofórmio por meio da reação entre acetona, solução de hipoclorito de sódio e iodeto de potássio.
MATERIAIS E REAGENTES:
Os materiais utilizados foram:
Erlenmeyer 250 mL;
Provetas de 50 e 100 mL;
Pipeta de 0,5 mL;
Funil Simples;
Funil de separação;
Papel de filtro;
Kitassato;
Pisseta;
Funil de Buchner;
Bastão de vidro;
Chapa de aquecimento;
Béquer 250 e 500 mL;
Funil de decantação.
Os reagentes utilizados foram:
Solução de Ki (1M) 100 mL;
Solução de NaOCl 200 mL;
Metanol 100 mL;
Acetona 10 mL;
Hipoclorito de sódio.
PROCEDIMENTO
Foram adicionados 2 mL de acetona e 50 mL de solução de Ki em um béquer de 500 mL. Através do funil de decantação gotejou hipoclorito de sódio, chegando a 150 mL, sempre sendo agitado. Depois de ocorrer a precipitação, corpo de fundo, filtrou a solução á pressão reduzida e continuou a recristalização. Nessa fase transferiu o iodofórmio obtido para um béquer de 205 mL e colocou 100 mL de metanol quente, filtrou mais uma vez e deixou esfriar lentamente, logo mais filtrou os cristais, contendo 3 cristais formados.
Em seguida, os materias utilizados foram descartados de acordo com as Normas Internacionais de Segurança.
RESULTADO
Com diretas efetuadas no laboratório
...