Isentivo a um professor
Por: kamilamoreira • 16/11/2015 • Dissertação • 344 Palavras (2 Páginas) • 270 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG – PEDAGOGIA
Estudos disciplinares VII
Alunas:
Carla Dionísio Binotto RA 1426555
Kamila Alves Moreira RA 1420924
POLO
GOIOERÊ
Alto Piquiri (PR), 18 de setembro de 2015.
Dona Fátima.
Prezada Senhora,
Ao analisarmos os diversos problemas enfrentados pela nação brasileira, percebemos que um dos mais graves é a educação. Apesar da queda no analfabetismo a educação continua precária.
Embora com essa triste realidade a senhora não pode desaminar. Os alunos dependem muito de um professor, pois vejo a necessidade da escola ter mais que um envolvimento pedagógico com seu aluno, precisa ter um envolvimento de solidariedade. Tendo em vista a grande demanda escolar e suas diversidades, não podemos deixar de ter consciência que o papel do professor na atualidade precisa sair dos muros escolares e ter uma participação mais ativa na comunidade. São fatores concretos na sociedade, observarmos uma família cada vez vulnerável, desestruturada e muitos pais preocupados em sustentar a casa, deixando em muitos casos a encargo das escolas o resgate de práticas restaurativas familiares e sociais.
Acredito que se um professor tentar fazer a ponte entre as atividades pedagógicas e as relações interpessoais da comunidade escolar e adotar práticas restaurativas e de mediação de potenciais conflitos no ambiente escolar, teremos uma escola mais acolhedora e que atinja as suas metas curriculares. Muitas vezes pequenos gestos como entrar em contato com a família e tentar compreender o que esta acontecendo com os alunos que estão tendo dificuldades escolares, analisar os fatores de vulnerabilidade que possa estar exposto o aluno; orientar a família ou os responsáveis a procurar serviços de proteção social, orientar e apoiar os estudantes na prática de seus estudos, pode ter mais resultado e dar exemplo a outros que estão passando por problemas, do que apenas ignorar ou achar que a culpa ou o problema não é nosso. Entendo que independentemente da profissão precisa antes de tudo ser solidaria e prestativa.
Sei que será um longo caminho á percorrer para atingir os objetivos da qual falamos, mas tenho a certeza que vai ser o primeiro passo para uma escola melhor e solidaria.
Atenciosamente, Carla e Kamila.
Carla Dionísio Binotto
Kamila Alves Moreira
...