JOGO DO CARRINHO
Pesquisas Acadêmicas: JOGO DO CARRINHO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: trocatapas • 24/6/2014 • 411 Palavras (2 Páginas) • 346 Visualizações
Título do jogo: Jogo do carrinho
Objetivos:
• Desenvolver habilidades de sequência lógica;
• Reconhecer, identificar e comparar os numerais;
• Compreender e respeitar regras;
• Realizar descobertas;
• Interagir com os colegas;
• Lidar com a frustação;
• Desenvolver a criatividade.
Material necessário: caixas de papelão para confeccionar os carrinhos, pedaços de EVA, TNT, cartolinas coloridas, tesoura, cola quente, pratos descartáveis, fitas.
Tempo estimado do jogo: para a sua execução o tempo estimado é de uma aula.
Faixa etária: cinco anos.
Número de jogadores: em duplas.
Regras: cada dupla jogará em sua vez. Solicitar que cada um entre no carrinho que já deverá estar confeccionado, eles serão os carrinhos que percorrerão o caminho até chegar à garagem. Após, lança-se o dado que indica a quantidade de casas que cada jogador avançará no percurso confeccionado com cartolinas. Em algumas casas existirão contas de adição, o jogador que parar na casa que apresentar a sentença matemática deverá respondê-la. Acertando, o jogador avançará o número de casas indicadas. Se errar, o jogador recuará o número de casas informadas no percurso. Será vencedor o jogador que conseguir chegar primeiro a garagem.
A atividade foi desenvolvida com crianças de uma turma de faixa etária de cinco anos. A primeira dupla que jogou apresentou um pouco de dificuldade para responder as sentenças matemáticas de adição e aceitar que ao responder incorretamente teriam que voltar o número de casas indicadas. No decorrer da atividade os alunos se adaptaram a realidade do jogo, passaram a aceitar as regras, se divertiram, aprenderam e concluíram com pleno sucesso o exercício proposto.
Percebemos que durante a aplicação do jogo devemos estar atento às reações dos alunos, se realmente estão mentalmente envolvidos, se conseguem identificar e interpretar as regras, se estão superando as dificuldades ou procurando uma estratégia. Esses são pontos identificadores para que possamos avaliar se realmente o jogo utilizado está sendo aceito e é eficaz. Sua intervenção é de extrema importância no sentido de resgatar, por meio de questionamentos e situações-problema, os processos desencadeados e as estratégias de resolução utilizadas.
Referências bibliográficas
CUNHA, Nylse Helena da Silva. Brinquedoteca: definição, histórico no Brasil e no mundo. São Paulo: Scritta. 1998.
SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org.). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
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