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JOGOS DE EMPRESA

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Por:   •  30/11/2013  •  2.651 Palavras (11 Páginas)  •  388 Visualizações

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UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Adriano de Jesus Teixeira

Bárbara Letícia da Cruz de Jesus

Núbia Gladys Oliveira Nascimento

ADMINISTRAÇÃO –– PESQUISA OPERACIONAL

Atividade prática supervisionada (ATPS) apresentada à banca examinadora da universidade anhanguera - UNIDERP como requisito parcial á obtenção do grau de bacharel em administração sob a orientação do professor Tonisson Augusto Batista.

LAURO DE FREITAS-BA

NOVEMBRO DE 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO –– PESQUISA OPERACIONAL

Atividade prática supervisionada (ATPS) apresentada à banca examinadora da universidade anhanguera - UNIDERP como requisito parcial á obtenção do grau de bacharel em administração sob a orientação do professor Tonisson Augusto Batista.

APROVADO EM NOVEMBRO DE 2013

BANCA EXAMINADORA

PROFª ME. IVONETE MELO DE CARVALHO

LAURO DE FREITAS-BA

NOVEMBRO DE 2013

SUMÁRIO

• INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

• ESTUDO DE CASO...............................................................................................05

2.1Resolução pelo Método Solver..............................................................06

• MODELAGEM DE PROBLEMAS DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS..........06

• Exemplo 01.................................................................................................07

• Exemplo 02.................................................................................................08

• PROGRAMAÇÃO LINEAR................................................................................10

• CONCLUSÃO........................................................................................................13

• REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................14

INTRODUÇÃO

A Pesquisa Operacional é um recurso indispensável, uma vez que se apresenta co-mo uma ferramenta para a tomada racional de decisões gerenciais, substituindo as decisões empíricas geralmente utilizadas. Este trabalho mostrará o que vem a ser pesquisa operacional e sua importância. Também diz como montar a formulação matemática de maximização para resolução de um problema de programação linear. Também será mostrado um caso hipotéti-co para ilustrar a demonstração matemática de um problema de tomada de decisão. Por fim, um caso real, onde aplicaremos a pesquisa operacional na resolução da maximização de re-ceita de uma marcenaria utilizando da ferramenta Solver do Microsoft Office Excel.

O objetivo principal é apresentar a pesquisa operacional como uma ferramenta raci-onal de tomada de decisão. Os objetivos específicos são mostrar como utilizar o Solver do Microsoft Office Excel, bem como achar a solução que maximize a receita da marcenaria.

O grupo a desenvolveu um estudo direcionado à programação linear, em que o principal objetivo foi à maximização de lucros, viabilizando alocação de recursos limitados e minimizando os impactos nas tarefas de tomada de decisão. Por consequência, esta ativida-de demonstrou os aspectos mais relevantes dessa técnica, resolvendo, assim, um problema hipotético de alocação de recursos, por meio de a ferramenta Solver, que compõe a Micro-soft Excel.

Com base em uma marcenaria programamos uma programação diária de produção contendo em seu escopo apenas dois produtos distintos: armário e cadeira, ambos em um único modelo produtivo. Seus gestores sabem que, para fazer tal implementação, a mesma tem estas limitações: matéria-prima (madeira), que tem um consumo de 24 m2, e mão de obra, cuja disponibilidade é de oito horas. Assim, desenvolvemos o modelo mais adequado de produção.

ESTUDO DE CASO

A marcenaria o marceneiro deseja estabelecer uma programação diária de produ-ção. Atualmente, a marcenaria fabrica apenas dois tipos de produtos, armário e cadeira, am-bos de um único modelo produtivo.

A marcenaria tem limitações em somente dois recursos, madeira e mão de obra, cu-jas disponibilidades diárias são apresentadas a seguir.

Recurso disponíveis:

Madeira 24m²

Mão de obra 8horas

O processo de produção é tal que, para fazer um armário a marcenaria gasta 12m² de madeira e 4 horas de mão de obra, para fazer uma cadeira a marcenaria gasta 7m² de ma-deira, e 3 horas de mão de obra. Além disso, o marceneiro sabe que cada armário dá uma margem de contribuição para o lucro de R$15,00 reais, e cada cadeira R$9,00 reais.

Restrições:

Horas para produzir 1 unidade

Setor Armário Cadeira Recursos dis-poníveis

Madeira 12m² 7m² 24m²

Horas para produzir 1 unidade 4 3 8hs

Lucro Unitário R$ 15,00 R$ 9,00

Máx. z = 15x1+9x2

Restrições da madeira: 12x1+7x2 ≤ 24m²

Restrição para Mão de obra: 4x1+3x2 ≤ 8 horas

X1,

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