JUST IN TIME
Exames: JUST IN TIME. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patyalmeida86 • 4/6/2014 • 662 Palavras (3 Páginas) • 279 Visualizações
No ambiente competitivo que as empresas vivem hoje diferenciar-se da concorrência e ter um desenvolvimento superior é algo básico para sobrevivência das empresas no mercado. Por isso as organizações precisam buscar formas para diminuição de erros e aperfeiçoamento das estratégias, existem vários métodos que auxiliam as organizações nesse objetivo.
Muitas empresas utilizam o método do Seis-Sigma, que tem como objetivo diminuição de erros, defeitos ou falhas e também a redução da variabilidade do processo. Há também outro método chamado Balaced Scorecard um sistema que considera métodos financeiros e não financeiros, seu objetivo é mostrar os indicadores de desempenho e tradutor da estratégia da empresa.
O objetivo desse relatório é mostrar a importância do Seis-Sigma e do BSCna gestão da qualidade como estratégia de sobrevivência das empresas e aumento da competitividade.
2. CONCEITO SEIS-SIGMA E BSC
Com o aumento da competitividade nos dias atuais, devido o avanço da tecnologia que proporciona as empresas a aperfeiçoar cada vez mais seus processos com qualidade, aumentando a produtividade e melhorando seus recursos, torna-se importante as empresas criarem estratégias para estar à frente de seus concorrentes. Muitas empresas utilizam processos para melhoria na qualidade e produtividade, como por exemplo, a estratégia Seis-Sigma.
A expressão Seis-Sigma vem do número de sigma, que é um símbolo estatístico, que mede odesempenho do processo, quanto maior o número de sigma menor o a variabilidade do processo. Com a diminuição da variabilidade é possível obter resultados dentro da previsibilidade isso diminui erros e perdas.
Com a implantação do método Seis-Sigmadentro da organizaçãoé possível obter os seguintes resultados: ganhos financeiros, aumento da qualidade dos produtos fabricados, melhoria da eficiência e da eficácia dos processos, dentre outros ganhos.
O projeto Seis-Sigmaé implantado na empresa e são conduzidos por lideres e equipes multifuncionais trabalhando na estrutura matricial, há um treinamento para todos os funcionários da organização para estar todos alinhados a estratégia. As etapas desse processo são: 1º Estratégico 2º Melhoria nos processos técnicos e 3º Difusão da Qualidade. E os cinco passos necessários são: Definição do problema, Medir a situação atual, Análise do problema, Melhorar a situação, Controle da situação.
A aplicação do Seis-Sigma se utilizados corretamente é possível mudar o enfoque da empresa em todos os elementos de desempenho, mas principalmente em projetos de produtos.
O Balanced Scorecard surgiu através de um estudo que identificou que os índices contábeis financeiros não eram suficientes para medir o desempenho da organização no mercado. Nesse estudo descobriu que somado os indicadores financeiros, mais o desempenho da satisfação dos clientes e qualidade e melhoria de processos é possível obter um melhor resultado da empresa e assim poder avaliá-la e traçar novas estratégias, assim surgiu o BSC.
Com o BSC é possível traduzir a missão e as estratégias utilizadas pelas empresas com os índices de desempenhos para obtenção de uma gestão estratégica como processo de melhoria. Esse método mede o desempenho da empresa sobre quatro perspectivas: Financeira, Processos, Clientes, Aprendizado
...