JUST IN TIME
Artigos Científicos: JUST IN TIME. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Malvesi • 23/9/2014 • 616 Palavras (3 Páginas) • 392 Visualizações
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO...........................................................Pag. 02
2. CONCEITO DE JUST IN TIME................................Pag. 03
3. SURGIMENTO DA TECNICA NO JAPÃO.............Pag. 03
4. EXPANSÃO DO JUST IN TIME NO BRASIL ........Pag. 04
5. CONCLUSÃO...............................................................Pag. 05
6. BIBLIOGRAFIA...........................................................Pag. 06
INTRODUÇÃO
O trabalho de pesquisa feita foi destinado ao tema “Just in time” e durante o desenvolvimento foi abordado seu significado, sua origem e sua expansão de forma que o entendimento do tema seja simples e objetivo e com foco na importância dessa ferramenta para indústrias e empresas fabricantes de produtos a serem comercializados.
2
CONCEITO JUST IN TIME
O Just in time consiste na evolução da melhoria de sua produção de forma que seu retrabalho seja diminuído e seu desenvolvimento seja mais produtivo, sendo assim diminuir seus estoques, melhorar o controle de qualidade do produto e agilidade na produção, entretanto vai depender muito de como fazer sua implantação, de modo que todos seus colaboradores sejam treinados com a melhor estrutura e conhecimento da área onde irão atuar. O Just in time tem como prioridade técnicas de manufatura JIT e análises cuidadosas do processo produtivo.
A técnica JIT consiste em uma forma com embasamento em eliminar todo o desperdício causado na produção e uma melhora contínua no centro produtivo, sendo assim o acompanhamento de seu produto desde matéria prima, semi-acabado e produto acabado em seus estoques devem ser estudados e controlados até atingir um nível de perfeição onde o desperdício seja minimizado junto ao tempo e custos.
O SURGIMENTO DA TECNICA NO JAPÃO
O Just in time surgiu no Japão sendo seu desenvolvimento creditado à Toyota Motor Company a qual procurava um sistema de gestão que pudesse coordenar a produção com a procura específica de diferentes modelos de veículos com o mínimo atraso, eram fabricados pequenos lotes e os níveis de qualidade podiam ser comparados com os fabricantes norte-americanos.
Os japoneses começaram a produzir apenas o que seria vendido evitando assim estoques desnecessários, desperdício de tempo e dinheiro.
Essa técnica foi considerada uma filosofia por manter um controle de materiais, qualidade, organização produtiva, engenharia do produto, organização de trabalho e gestão de recursos humanos.
O sistema característico do Just in Time iniciar a produção a partir da procura, produzindo em cada momento somente os produtos necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário, ficou conhecido como o método Kanban. Este nome é dado aos "cartões"
...