Jogo
Resenha: Jogo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: railda2013barros • 29/10/2014 • Resenha • 1.030 Palavras (5 Páginas) • 355 Visualizações
Muito tem se observado no Brasil, uma preocupação crescente com a Educação Infantil. Isso pode ser identificado em vários níveis, dentre os quais se inclui o legislativo. De acordo com a Constituição Federal de 1988, a Lei n° 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), informa que a Educação Infantil passa a ser a 1ª etapa da educação básica. Devendo ser oferecida em creches e pré-escolas, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. Esta mesma Lei defende o pluralismo das ideias e das concepções pedagógicas, garantia de padrão de qualidade e valorização da experiência extraescolar. Sabe-se que no âmbito escolar existem diversas formas para manter uma aula mais dinâmica e prazerosa. Na educação infantil o campo da criatividade é ainda mais amplo, pois há diversas ferramentas pedagógicas e formas lúdicas a serem utilizadas no processo de ensino aprendizagem.
Apesar disso, nem todos os recursos são usados de forma adequada para motivação dos alunos, dentro dessa perspectiva, observamos que as brincadeiras e jogos educativos são muito utilizados na pré-escola.
Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação,o ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
Para definir a brincadeira infantil, ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Para tanto, se faz necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre à ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem, e ainda a
importância desta ludicidade nas intervenções e prevenções de problemas de aprendizagem na visão da psicopedagogia
Sendo também é um direito fundamental de todas as crianças no mundo inteiro, cada criança deve estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem.
A escola deve oferecer oportunidades para a construção do conhecimento através dadescoberta e da invenção, elementos estes indispensáveis para a
participação ativada criança no seu meio. A escolha do tema está vinculada à atividade profissional na área de Educação Infantil,associar a educação da criança ao jogo não é algo novo.
Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de recrear e de educar ao mesmo tempo,a relação entre o jogo e a educação são antigas, Gregos e Romanos já falavam da importância do jogo para educar a criança.
A partir do século XVIII que se expande a imagem da criança como ser distinto do adulto o brincar destaca-se como típico da idade.
As brincadeiras acompanham a criança pré-escolar e penetram nas instituições infantis criadas a partir de então,nesse período da vida da criança, são relevantes todos os aspectos de sua formação, pois como ser bio-psico-social-cultural dá os passos definitivos para uma futura escolarização e sociabilidade adequadas como membro do grupo social que pertence.
O educador tem como papel ser um facilitador das brincadeiras, sendo necessário mesclar momentos onde orienta e dirige o processo, com outros momentos onde as crianças são responsáveis pelas suas próprias brincadeiras.
É papel do educador observar e coletar informações sobre as brincadeiras das crianças para enriquecê-las em futuras oportunidades. Sempre que possível o educador deve participar das brincadeiras e aproveitar para questionar com as crianças sobre as mesmas. É importante organizar e estruturar o espaço de forma a estimular na criança a necessidade de brincar, também visando facilitar a escolha
...