Jogos De Empresas
Trabalho Universitário: Jogos De Empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Delouise • 27/11/2013 • 1.456 Palavras (6 Páginas) • 407 Visualizações
Curso ADMNISTRAÇÃO Período Letivo 2013/2
Semestre 8º Disciplina Jogos de Empresa
Nome do Tutor Nome Professor EAD Nome Aluno (a)
Questão 1 (0,20 pontos) A teoria dos jogos pode ser considerada o ramo da teoria da
decisão que estuda problemas de interação estratégica entre dois ou mais indivíduos.
Assinale abaixo aquela que não poderia ser considerada uma técnica decisória
baseada na teoria dos jogos.
a) A aritmética da prudência
b) A teoria das coincidências
c) O levantamento de dados e informações que permitam se definir o que fazer
d) A teoria da decisão estatística
e) Rotinas desenvolvidas através da aplicação da inteligência artificial
Questão 2 (0,30 pontos) No que consiste a técnica chamada de “aritmética da
prudência”?
Resposta: Consiste em pegar um papel, dividi-lo ao meio e alinhar em cada lado
os prós e contras adoção de determinado curso de ação. Depois de ponderá-los, o
caminho estará aberto para a tomada de decisão (Negócios e Finanças).
Questão 3 (0,20 pontos) Ao se colocar todos os fatores que influenciam uma
determinada decisão no papel, podemos dizer que não há incerteza, ou seja, que não
há fatores desconhecidos. Em teoria dos jogos, esse seria um jogo:
a) Que representa um caso de assimetria de informação
b) De estratégia mista
c) Sequencial
d) De informação completa
e) Um equilíbrio de Nash
Questão 4 (0,35 pontos) O matemático Bruce Bueno de Mesquita, professor das
Universidades de Stanford e Nova York, propõe uma solução para a modelagem de
fenômenos aleatórios, a qual pode ser vista em entrevista realizada pelo Jornal da
Globo, e disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Bki4WlM4YQI (acesso em
10 ago, 2013). Baseado nesse vídeo, responda como um fenômeno aleatório deve ser
tratado para que tenha validade científica. Dê um exemplo.
Resposta: A teoria dos Jogos não indica um sistema tão liberal assim, segundo a teoria
dos Jogos a origem da pobreza esta num capitalismo sem policia que vigia um lucro,
que respeite a ética, ou seja o lucro desonesto. Para acabar com a pobreza é preciso
um estado com um sistema de policia e justiça, que puna o lucro baseado em violações
dos direitos humanos.
Exemplo: Bruce Bueno de Mesquita e a Teoria dos Jogos.
A Teoria dos Jogos foi desenvolvida pelo matemático John Nash e se tornou a principal
ferramenta para entender as relações humanas. A teoria demonstrou matematicamente
a origem da pobreza e da miséria na humanidade. E ela vem da desonestidade e da
corrupção. Ele mostrou que uma sociedade onde todas as pessoas são honestas, só
existiria duas classes. A classe alta e a classe média, isto é, uma classe alta que é
rica por mérito do lucro de seu trabalho, e abaixo uma classe com poder monetário
equivalente a da classe média. Ele também mostrou que quando a desonestidade e
a corrupção se tornam a regra e não a exceção a classe média desaparece, ficando
também só duas classes. Uma classe alta e uma classe baixa realmente pobre. E
isso já aconteceu em diversos momentos da história antes de revoluções. Antes das
revoluções francesa, chinesa e russa, a classe média desapareceu ficando apenas
os pobres e os ricos.E os governantes destes países na época eram conhecidos por
serem muito corruptos. Por isso se pode medir o nível de honestidade dos políticos e
do povo em geral vendo a proporção do povo pertence a classe média em relação a
proporção que pertence a classe pobre. Quanto mais honestos existirem, menos pobres
existirão e mais classe média existirá. Quanto mais desonestos existirem, mais pobres
existirão e menos classe média existirá. Ele mostrou que o capitalismo e o lucro não faz
mal a humanidade, desde de que este lucro seja regulado pela ética ,pela honestidade,
pelo respeito aos direitos humanos. E que para acabar coma pobreza é importante ter
um sistema judiciário que funcione e que puna os corruptos e desonestos.
Enquanto houver pobres é porque ainda existem desonestos. Enquanto houver classe
média é porque ainda existem honestos. E se quer combater a pobreza, seja honesto.
Questão 5 (0,30 pontos) Qual é a relação existente entre jogos de informação
incompleta e assimetria de informação?
Resposta: Jogos de informação incompleta: nesses jogos, cada firma só recebe
informações parciais sobre os valores do jogo, representadas por distribuições de
probabilidades a priori sobre os possíveis cenários dos payoffs.
Assimetria de informação: é um fenômeno que ocorre quando dois ou mais agentes
econômicos estabelecem entre si uma transação
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