Jogos Na Educação Infantil
Ensaios: Jogos Na Educação Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eliana germano germano • 28/3/2015 • 286 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
A Importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil
Toda pessoa nasce com estruturas cognitivas que se desenvolvem gradativamente em cada faixa etária, toda criança necessita que fases cognitivas sejam estimuladas adequadamente.
Desde o nascimento a criança apresenta funções cognitivas como, reflexo, passando pela fase de permanência de objetos, o conhecerem individual a si mesma, passando por amadurecimentos chegando ao raciocínio lógico, descobertas de sensações emocionais, puberdade até chegar à fase adulta onde além do raciocínio lógico também é seletivo como um todo.
Na escola, o educador presencia convivendo com essas transformações da criança, não basta cuidar e direcionar conteúdos, é necessário que dirija jogos e brincadeiras também para que as habilidades como afetividade, sociabilização, autoestima, cooperação, coordenação motora, imaginação, sensações (paladar, olfato, tato, audição), ou seja, para que todas as aprendizagens humanas sejam despertadas e tenham suporte para crescimento cognitivo, desenvolvimento da linguagem, habilidades motoras e sócias emocionais e interacionais.
Infelizmente muitos professores acham que brincar é somente gastar energias, mas não, é brincando que muitas potencialidades são despertadas e desenvolvidas como a escolha de uma profissão.
É através de brincadeiras e atividades lúdicas que o educador consegue melhor conhecer seu aluno, pois quando ele brinca ele desperta emoções, sensações de bem estar, também podendo apresentar angústias que possa estar sentindo.
Quando a criança brinca ela usa a imaginação criando e repensando, descobrindo e aprendendo a cada nova brincadeira.
Brincar não é perder tempo, é amadurecer, compartilhar dúvidas, expressar emoções e falar das descobertas.
O trabalho da criança é brincar e devemos respeitar suas etapas, pois o lúdico é fundamental no processo contínuo e dinâmico do crescimento e desenvolvimento infantil, além de transformar a sala de aula em momentos prazerosos e agradáveis possibilitando maior desempenho do educador em suas metas a serem alcançadas.
...