Jogos Olímpicos em Rio 2016
Artigo: Jogos Olímpicos em Rio 2016. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GabrielDutrapoa • 7/4/2014 • Artigo • 690 Palavras (3 Páginas) • 381 Visualizações
3. Olimpíadas Rio 2016
Os Jogos Olímpicos é um grande evento internacional, com esportes de verão e de inverno, em que milhares de atletas participam de várias competições. Atualmente os Jogos são realizados a cada dois anos, em anos pares, com os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno se alternando, embora ocorram a cada quatro anos no âmbito dos respectivos Jogos sazonais. Originalmente, os Jogos Olímpicos da Antiguidadeforam realizados em Olímpia, na Grécia, do século VIII a.C. ao século V d.C. No século XIX, o Barão Pierre de Coubertin fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894. O COI se tornou o órgão dirigente do Movimento Olímpico, cuja estrutura e as ações são definidas pelaCarta Olímpica.Os principais benefícios que eventos como esses podem trazer para um país, em especial para as cidades-sede, são: os investimentos em transporte, educação, habitação, viadutos, obras de sinalização e promoção de acessibilidade, investimentos esses que mesmo depois de terminado o evento continuarão no país beneficiando sua população. De acordo com Domingues (2000, p. 6).
Apesar dos grandes investimentos nas cidades-sedes e no planejamento da copa, se não há uma previsão de uso da infra-estrutura montada para o evento, após o término do mesmo, podem ocorrer perdas aos cofres públicos. Os governantes precisam assumir grandes gastos após os eventos para manutenção das estruturas, que apesar de passarem a ser pouco usadas necessitam desses investimentos. Por exemplo, “a Grécia que gasta cerca de R$ 202 milhões por ano para manter suas construções depois das olimpíadas e a cidade de Montreal que somente em 2006, após 30 anos da realização dos Jogos Olímpicos, conseguiu sanar uma dívida, cerca de R$ 2,8 bilhões” (Golden Goal, 2010).
O objetivo do projeto é prover os turistas estrangeiros e visitantes internos de agilidade nas informações do evento e dos pontos turísticos das duas cidades sede em questão: São Paulo e Rio de Janeiro.
E para tanto, implantaremos três terminais e um servidor por quiosque, em estações do metrô, que disponibilizarão informações sobre a tabela de jogos do Mundial, países participantes, estádios, transporte, alimentação, hotéis e pontos turísticos de ambas as cidades.
Através de um MENU interativo o solicitante terá todas essas opções de pesquisa, incluindo a disponibilização de mapas para localização dos estádios.
Figura 1 – Representação gráfica do servidor e seus terminais
Na tela do terminal aparecerão as opções de consulta:
Copa do Mundo 2014: Selecionando-se esta opção, serão mostrados todos os países disputantes e seus atletas, caso o usuário selecione o país, será exibido a Tabela do Mundial, com os horários, seus adversários, mapas e estádios dos jogos. Para retornar ao MENU INICIAL, bastará apenas clicar no botão VOLTAR para retroceder as telas ou clicar em FINALIZAR para que o sistema retorne para à tela principal.
14
Fluxograma 1 – Representação dos países e atletas
Transporte: Esta opção indicará os meios de transporte para o evento (ônibus-lotação
...