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Jogos computadorizados e educação

Por:   •  6/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  893 Visualizações

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Aluno(a): Márcia Costa dos Santos[a]                                                Data: 09/02/15

Cidade: Manoel Vitorino                                                                 Estado: BA

E-mail: marciacostadossantos@hotmail.com                                        

Curso: Pós em Psicopedagogia

ATIVIDADE DE REPOSIÇÃO – 1º ENCONTRO

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

  • Tendo como base o texto. Jogos e Novas Tecnologias na Educação, de Priscilla Alves Barbosa e Priscila Ligabó Murarolli (Perspectivas em Ciências Tecnológicas, v. 2, n. 2, Mar. 2013, p. 39-48), responda as questões a seguir:[1]

  1. O artigo em análise versa sobre qual temática?

Jogos e novas tecnologias na educação.

  1. Qual a delimitação do tema [b]do estudo realizado?

A utilização de jogos computadorizados no processo ensino-aprendizagem e a maneira que a tecnologia está presente no ambiente educacional e sua importância na evolução do discente.

  1. O que nos é apresentado como problemática [c]da pesquisa?

Como desenvolver os aspectos cognitivos, motores, sensoriais, afetivos e sociais dos alunos, através da introdução de jogos computadorizados?

  1. A elaboração do estudo está respaldada em qual justificativa[d]?

Com a chegada da tecnologia nas escolas é necessário introduzir instrumentos estratégicos para as aulas, podendo ser trabalhados de maneira interdisciplinar, além de ser um suporte que pode auxiliar e estimular o processo ensino-aprendizagem, de maneira lúdica e prazerosa para os alunos.

  1. Apresente o objetivo geral da pesquisa.

Enfatizar o quanto os jogos computadorizados e as novas tecnologias podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem, transformando o ensino tradicional em um ensino inovador.

  1. Liste três objetivos específicos [e]que contemplem a proposta da pesquisa.

  1. Estimular o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo dos alunos;
  2. Introduzir novas práticas de ensino;
  3. Aprender através do lúdico.
  1. Acerca da metodologia exposta no artigo, responda:
  1. Quais instrumentos/métodos [f]foram utilizados na coleta de dados?

Inserir nas salas de aula máquinas como computadores e tabletes, no desenvolvimento de atividades que deem suporte a aula prática.

  1. Qual o tipo de pesquisa utilizada, segundo os procedimentos de coleta e a natureza [g]dos dados?

Pesquisa de bibliográfica.

  1. Liste cinco referências bibliográficas compreendidas como fundamentais na construção do trabalho.

AMARAL, P. C. R; SALVI, R. F. Ludicidade e informática educativa aplicada ao ensino da geografia: conceitos e práticas, 2007. Disponível em: . Acesso em: 1 jun. 2012.

BARRETO, R. G. Tecnologia e educação: trabalho e formação do docente. Educ. Soc., Campinas, v. 25, n. 89, p. 1181-1201, set./dez. 2004.

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