John Locke
Pesquisas Acadêmicas: John Locke. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Michelinhabh2506 • 6/5/2014 • 248 Palavras (1 Páginas) • 435 Visualizações
Nasceu em 29 de agosto de 1632, na cidade de Wrinton, Somerset na Iglaterra. Locke foi um filósofo inglês e ideólogo do liberalismo, sendo o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social.
Foi o primeiro a definir o “si mesmo” através de uma continuidade de consciência, ele postulou que a mente era uma lousa em branco, (tabula rasa). – Expressão latina, para ele, isto significa que todas as pessoas nascem absolutamente sem saber nada, e que todas as pessoas aprendem pela experiência, e pela tentativa e erro.
Locke na sua filosofia política fundamenta-se na noção de governo consentido, pelos governados, da autoridade constituída e o respeito ao direito natural, do ser humano que é a vida, a liberdade e a propriedade.
Teve influencia nas revoluções liberais, tais como: Revolução Inglesa, Revolução Americana e na fase inicial da Revolução Francesa. Também defendeu a separação da igreja do Estado, e a liberdade religiosa, recebendo por estas ideias forte oposição da igreja católica.
Embora Locke admitisse a supremacia do Estado, ele dizia que este deve respeitar as leis natural e civil.
Onde o poder deveria ser dividido em três: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Contudo defendia que todos os homens fossem iguais, e foi um defensor da escravidão.
John Locke veio a falecer em 28 de outubro de 1704 aos 72 anos em Essex na Inglaterra.
Principais obras:
- Cartas sobre a tolerância (1689)
- Dois tratados sobre o governo (1689)
- Ensaio a cerca do entendimento humano (1690)
- Pensamentos sobre a educação (1693)
Dados retirados para pesquisa.
www.suapesquisa.com/biografias/john_locke.htm
...