Just In Time
Trabalho Universitário: Just In Time. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: robsonlimaflores • 27/11/2013 • 3.125 Palavras (13 Páginas) • 269 Visualizações
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Just In Time(JIT)
Anderson Hipólito/R.A: 1191428900
Douglas Tadeu Moreira/R.A: 2504063219
Gustavo Soares /R.A: 2504106148
Robson de Lima Flores/R.A: 1188415112
Ronildo
Yuri Roberto de Oliveira Silva/R.A: 2560448767
Belo Horizonte
2013
SUMÁRIO
1 -INTRODUÇÃO.......................................................................................................03
2 – CONCEITOS.........................................................................................................04
3 – MANUFATURA......................................................................................................07
4 – VANTAGENS E DESVANTAGENS..................................................................11
5 – CONDIÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO............................................................12
6 – CONCLUSÂO.......................................................................................................13
7- BIBLIOGRAFIA........................................................................................................14
1 – INTRODUÇÃO
Neste trabalho mostraremos o inicio do Just in Time (JIT) que surgiu no Japão, em meados de 1970, sendo creditado o seu sugimento à Toyota Motor Company, onde procurava um novo modelo de sistema para a administrar que que conseguisse coordenar a linha de produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos reduzindo os atraso ao maximo . O sistema de trabalhar a produção a partir da demanda, produzindo em cada somente os itens necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário, ficou conhecido no Ocidente como sistema Kanban.
Na verdade o JIT é mais do que uma técnica ou um conjunto de técnicas para a administrar a produção, considerado como uma completa "filosofia, a qual inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho, gestão de recursos humanos e tendo em vista :
• Menor LEAD TIME
• Custo mais baixo
• Alta qualidade do Produto.
Vamos mostrar no restante do trabalho que o sucesso do sistema de administração JIT não está atrelado nas características culturais do povo japonês, e sim que cada vez mais administradores e acadêmicos têm-se convencido de que esta filosofia é composta de práticas gerências que podem ser aplicadas em qualquer parte do mundo.
2 – CONCEITOS
O Just in Time refere-se a uma das tentativas básica de eliminar o desperdício, produzindo sempre a peça (ou produto) certa, no lugar certo, “na hora certa”.
A “manufatura Just in Time” esta relacionada às atividades industriais, e de forma bem direta com o famoso chamado Sistema Toyota de Produção (STP), desenvolvido pelo fundador da Toyota, Toyoda Sakichi, seu filho Toyoda Kiichiro e o principal executivo e vice-presidente da empresa Taiichi Ohno.
Com a crise do petróleo de 1973 os custos de produção aumentaram drasticamente para as empresas japonesas, principalmente as disputavam espaço no mercado externo. A inflexibilidade do mercado externo, custos elevados e crescentes de energia, baixos recursos de capital e competição acirrada levaram a Toyota e outras companhias japonesas às práticas simples e eficientes do sistema JIT.
Umas das explicações e alternativa para as origens do JIT explora a indústria naval japonesa logo no final dos anos 50/início 60, a grande capacidade das industrias de aço possibilitava aos estaleiros, solicitar entregas apenas no momento em que eram necessárias. Com isso melhoraram os métodos de produção, pois reduziram seus estoques de aço de aproximadamente um mês para apenas 3 dias. Após a percepção das vantagens da redução dos estoques tornou-se bastante visíveis.
O sistema de produção em larga escala desenvolvido por Frederick Taylor e Henry Ford no inicio do século XX, predominou o mundo até a década de 90. O interesse era procurar reduzir os custos unitários dos produtos através da produção em larga escala, especializar e dividir o trabalho. Entretanto este sistema obrigava operar com estoques e grandes lotes de produção.
Já no Sistema Toyota de Produção os lotes de produção são pequenos, permitindo uma maior variedade de produtos. Exemplo: em vez de produzir um lote de 50 sedans brancos, produz-se 10 lotes com 5 veículos cada, com cores e modelos variados.
Conforme figuras abaixo
Os trabalhadores são multifuncionais, ou seja, desenvolvem mais do que uma única tarefa e operam mais que uma única máquina. No JIT a preocupação com a qualidade do produto é extrema.
A base de sustentação do JIT é a absoluta eliminação do desperdício e para isso acontecer ele é totalmente dependente da Automação. O JIT tem fortes raízes em dois elementos caracteristicamente americanos: O sistema de produção em massa desenvolvido por Henry Ford e os supermercados. Ford procurava incessantemente novas tecnologias inovadoras para aplicar nos processos. Essa preocupação antecipou táticas que seriam típicas dos sistemas Just in Time, como:
Reduzir o desperdício: O grande inimigo de qualquer sistema de manufatura, que gerava custos sem adicionar valor ao produto. Qualquer ação que não adicionasse valor era uma contribuição ao desperdício.
Ênfase no melhoramento contínuo: não existia um meio simples e definitivo de
...