Just In Time
Ensaio: Just In Time. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leticiajp05 • 14/10/2014 • Ensaio • 988 Palavras (4 Páginas) • 267 Visualizações
1- Como se pode conceituar o desperdício na filosofia Just in Time ?
O desperdício é o resultado de qualquer atividade que adiciona custo sem adicionar valor, tal como a movimentação desnecessária de materiais, o desperdício de transporte, o acúmulo de estoques ou o uso de método inadequados de produção que criam produtos que requerem retrabalho ou simplesmente se transforma em refugo.
2- O que significam “sistema puxado” e “ sistema empurrado” ?
É chamado de Produção Puxada o sistema em que a última operação do processo enxerga a quantidade de produtos realmente faturados do estoque para o cliente, e produz para repor este consumo do estoque “puxando” a quantidade de peças do estoque da operação anterior. Existe uma ligação direta entre o consumo real do cliente e a quantidade produzida. Já a Produção Empurrada o sistema em que a primeira operação do processo recebe uma ordem de produção, geralmente extraída de um sistema MRP, e executa sua operação produzindo um lote padrão de produtos que é “empurrado” para operação do processo de produção. Não existe uma ligação direta entre o que é produzido e a real demanda do cliente.
Questões da Página 59
a) Comente e dê exemplos sobre a afirmação: o projeto de um produto ou serviço não se aplica apenas a produtos ou serviços totalmente novos, mas atinge todos já existente.
Optar pela criação e implementação de um projeto, para resolver determinado problema que se tem pela frente ou se implementar uma mudança ou uma melhoria, é uma decisão gerencial, que depende de critérios, como mostra o exemplo:
Em uma escola estadual da periferia da cidade de São Paulo, professores e direção constataram a necessidade de melhorar os serviços da cantina. Organizaram a partir daí um “projeto para nova cantina”. Em seguida, escolheram a comissão de educadores e pais para implementar o projeto. Em poucas semanas, a equipe já havia organizado uma concorrência para admitir novos administradores para a cantina. Através da diretora da escola, a comissão conseguiu uma verba junto à Secretaria de Estado da Educação para
a reforma. Depois de três meses, a nova cantina já estava em funcionamento. É importante ressaltar que a verba foi conseguida pela escola graças a uma pesquisa anterior realizada pelos participantes do projeto. Pesquisando junto aos órgãos da Secretaria, o grupo descobriu que havia um fundo destinado à construção ou reforma de cantinas e outros equipamentos escolares.
Logo podemos perceber que os projetos podem ser aplicados em produtos ou serviços já existentes.
b) Descrever brevemente sobre cada fase de vida de um produto.
• Fase 1: Introdução: O produto começa a ser fabricado e colocado no mercado. A demanda ainda não é alta, pois o mercado não está familiarizado com o produto, enquanto muitos consumidores podem estar esperando pela queda do preço e/ou aperfeiçoamentos posteriores do produto.
• Fase 2: Crescimento: O produto começa a se tornar competitivo e a publicidade ajuda o mercado a conhecê-lo melhor.
• Fase 3: Maturidade: O produto já está bem integrado no mercado e as vendas começam a se estabilizar.
• Fase 4: Saturação: Após a estabilização das vendas, começa um eventual declínio; daqui por diante, tendem a diminuir as mudanças no projeto e as estratégias centram-se em preços competitivos.
• Fase 5: Declínio: O produto começa a perder terreno para outros produtos. É chegada a hora de descontinuá-lo (tirá-lo do mercado), substituí-lo ou modificar radicalmente o projeto.
c) Descrever as fases de desenvolvimento de um produto, com exemplo.
• Geração e filtragem de idéias: A necessidade do mercado consumidor e a tecnologia para o desenvolvimento são as fontes que
...