Just Time
Monografias: Just Time. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Josiccosta • 15/9/2013 • 1.279 Palavras (6 Páginas) • 851 Visualizações
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é mostrar como funciona o sistema Just in time, que é um sistema de administração da produção que mostra que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa.O Just in time pode ser utilizado em qualquer organização, com um dos objetivos de reduzir estoques e custos, é um dos principais sistemas de fábricas de produção, e o conceito deste sistema é a produção por demanda, onde vende primeiro o produto e depois compra-se a matéria prima e depois é fabricado ou montado.
Sendo assim os produtos só são fabricados de acordo com o pedido do cliente com tempo de serem entregues vendidos e montados não tendo estoque parado.
Planejamento e controle Just in time
O Just in Time surgiu no Japão, no princípio dos anos 50, sendo o seu desenvolvimento creditado à Toyota Motor Company, a qual procurava um sistema de gestão que pudesse coordenar a produção com a procura específica de diferentes modelos de veículos com o mínimo atraso.
Quando a Toyota decidiu entrar em pleno fabrico de carros, depois da Segunda Guerra Mundial, com pouca variedade de modelos de veículos, era necessária bastante flexibilidade para fabricar pequenos lotes com níveis de qualidade comparáveis aos conseguidos pelos fabricantes norte-americanos.
Esta filosofia de produzir apenas o que o mercado solicitava passou a ser adaptada pelos restantes fabricantes japoneses e, a partir dos anos 70, os veículos por eles produzidos assumiram uma posição bastante competitiva.
Desta forma, o Just in Time tornou-se muito mais que uma técnica de gestão da produção, sendo considerado como uma completa filosofia a qual inclui aspectos de gestão de materiais, gestão da qualidade, organização física dos meios produtivos, engenharia de produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos. O sistema característico do Just in Time de "puxar" a produção a partir da procura, produzindo em cada momento somente os produtos necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário,
O Just in time (JIT), visa atender a demanda de forma rápida e eficiente, com qualidade perfeita e sem desperdícios. Visa a produção eficaz nos custos, fornecendo a quantidade necessária de componentes, na qualidade correta, no momento e locais corretos, utilizado o mínimo de instalações e materiais humanos . O JIT só é alcançado através do envolvimento total e trabalho em equipe dos funcionários.
O JIT não implica que os objetivos serão atingidos imediatamente, e muito pelo contrário ela nos mostra como conseguir os objetivos desejados. O JIT requer um ideal de alto desempenho em todos os seus objetivos de desempenho de produção:
A qualidade deve ser alta pois a variação na produção devido aos erros de qualidade irão diminuir o fluxo de materiais, redução de confiança interna de fornecimento, sem contar o aparecimento de estoques, caso esses erros diminuam a taxa de produção em algum ponto de operação.
A velocidade em termos de aumento no fluxo de materiais, que é essencial para atender a demanda dos clientes diretos com a produção, ao invés de ser através do estoque.
A confiabilidade é um dos requisitos para o fluxo rápido, sendo muito difícil atingir o fluxo rápido se o fornecimento de qualquer tipo de material não seja confiável.
A flexibilidade muito importante para que se possa produzir lotes pequenos, atingindo o fluxo rápido e curto.
Controle Kanbam
O termo Kanban era algumas vezes utilizado como um equivalente ao “planejamento e controle JIT” (o que é um equilíbrio ainda maior). Entretanto, o controle Kanban é um método de operacionalizar o sistema de planejamento e controle puxado. Kanban é a palavra japonesa para cartão ou sinal.
Ele é algumas vezes chamado de “correia invisível”, que controla a transferência de material de um estágio a outro da operação. Em sua forma mais simples, é um cartão utilizado por um estágio cliente, para avisar seu fornecedor que mais material deve ser enviado. Os Kanbans podem também tomar outras formas.
Em algumas empresas japonesas, eles são constituídos de marcadores plásticos, ou ainda bolas de ping-pong coloridas, com diferentes componentes..
Teoria de Alta dependência
Uma explicação para a forma de uso do sistema Just in time é a teoria de alta dependência, com altos estoques isolando cada estagio de processo de produção, a dependência de cada etapa em relação as demais era baixa, retire os estoques e sua dependência aumenta. A pratica JIT de dar autonomia aos funcionários “chão de fabrica”, torna a empresa dependente de suas ações.
Práticas básicas de trabalho
Elas formam a preparação básica para a organização e para seus funcionários e são fundamentais na implementação do JIT. “As práticas básicas de trabalho”, de acordo com os princípios do JIT, são:
1.Disciplina: os padrões de trabalho que são críticos para a segurança
dos membros da empresa e do ambiente, assim como para a qualidade do produto, devem ser seguidas por todos e por todo o tempo.
2. Flexibilidade: deve ser possível expandir as responsabilidades ao limite da qualificação das pessoas. Isto se aplica tanto aos gerentes quanto ao pessoal de chão de fábrica. As barreiras à flexibilidade, como estruturas organizacionais e práticas restritivas, devem ser removidas.
3. Igualdade: políticas de recursos humanos injustos e separatistas devem ser descartadas. Muitas organizações tradicionais
...