KAIZEN
Relatório de pesquisa: KAIZEN. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JWNYNHW • 12/11/2014 • Relatório de pesquisa • 2.092 Palavras (9 Páginas) • 519 Visualizações
2 KAIZEN
2.1 O QUE SIGNIFICA
KAI = modificar e ZEN = para melhor
Kaizen é um termo de origem japonesa, que agrega o significado de “melhoria contínua” nos âmbitos do trabalho, família, pessoal e social. Seu propósito sugere o aprimoramento diário e constante das situações, visando sempre o aumento da produtividade, bem como eliminar os processos desnecessários e desperdícios, tanto de tempo, quanto de itens de produção, no ambiente de trabalho, por exemplo. O foco principal do Kaizen é humanizar as relações e com isso implementar sua produtividade.
2.2 HISTÓRIA
Sua origem se deu logo após a Segunda Guerra Mundial, na qual o Japão saiu com graves dificuldades econômicas e as leis trabalhistas impostas reforçaram e incentivaram melhores condições de trabalho aos funcionários. Sindicatos de diversas categorias lutaram por acordos nos quais os trabalhadores pudessem garantir bônus e remunerações mais altas. Visto este panorama, o governo do país iniciou um programa de estudos na área da Administração Clássica, cujas idéias eram baseadas em estudos do famoso engenheiro de origem francesa, Jules Henri Fayol. Seu pensamento seguia a linha crítica de aprimoramento constante, o Kaizen, que carregava uma forte influência da filosofia de visão oriental.
O método Kaizen visa o bem do Homem e conseqüentemente suas ações melhoradas, auxiliam nos processos da empresa, na família e no convívio social. Os conceitos desta filosofia são baseados no mote: “Hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje”; e a metodologia aplicada resulta em aplicações concretas e nítido salto qualitativo, com o aumento da lucratividade e diminuição do custo operacional. A linha de produção da fabricante de carros Toyota é tida como um Caso de sucesso, na implantação dos princípios do Kaizen.
O Kaizen é regido por nove mandamentos:
1- Todo desperdício deve ser eliminado;
2- Todos os colaboradores devem se engajar no processo de melhoria;
3- O aumento da produtividade deve ser baseado em ações que não demandem investimento financeiro alto;
4- Deve ser aplicado em qualquer local/empresa;
5- As melhorias obtidas devem ser divulgadas, como forma de se ter uma comunicação transparente;
6- As ações devem ser focadas no local de maior necessidade;
7- O Kaizen deve ser direcionado de forma que seu objetivo seja unicamente a melhoria dos processos;
8- A priorização na melhoria das pessoas deve ser mais importante.
9- E por fim: O foco do Kaizen é Aprender na Prática.
2.3 ESTRATÉGIA
A essência das práticas mais “exclusivamente japonesas” de administração - sejam elas o melhoramento da produtividade, as atividades de TQC ( Controle Total da Qualidade ), os círculos de CQ ( Controle de Qualidade), ou as relações com a mão-de-obra - pode ser reduzida a uma palavra: Kaizen. O uso do termo Kaizen no lugar de palavras como produtividade, TQC, ZD ( Zero Defeitos ), e o sistema de sugestões apresenta um quadro muito mais claro do que tem estado acontecendo na indústria japonesa. Kaizen é um conceito de guarda-chuva, que abrange a maioria das práticas “exclusivamente japonesas” que recentemente atingiram tal fama mundial.
O recado da estratégia do Kaizen é que nenhum dia deve passar sem que algum tipo de melhoramento tenha sido feito em algum lugar da empresa.
Podemos observar abaixo o conteúdo do conceito citado acima como guarda-chuva:
Figura 01: Imagem guarda-chuva:
Fonte: Imagens Google.
2.4 FILOSOFIA KAIZEN
Fazem parte da filosofia Kaizen, eliminar os desperdícios existentes na empresa, sejam em processos produtivos já existentes ou em fase de projeto (produtos novos), manutenção de máquinas ou ainda, processos administrativos. Além disso, podemos lembrar o processo de Racionalização, ou seja, a busca pela economia de Tempo, Custo e Esforço.
Em um processo de Sinergia busca-se a melhoria constante tanto na Qualidade como na Quantidade = Resultado.
Esta aplicação pode e deve ser feita também na vida das pessoas, na vida social, familiar e empresarial. Independentemente do objetivo financeiro imediato.
O tempo é o melhor indicador isolado de competitividade, não é à toaque as pessoas do “Tio San” sempre dizem “Time is Money” (Tempo é Dinheiro). É bom lembrarmos que a questão do “tempo” como a de uma boa logística de entrega, por exemplo, pode ser um dos grandes diferenciais entre empresas.
Hoje em dia uma empresa que consegue, através de um bom serviço de logística, precisar um horário para entregar um produto na residência do consumidor, terá um maior carinho desse cliente.
A Filosofia Kaizen está pautada na eliminação de desperdícios com base no bom senso, no uso de soluções baratas que se apoiem na motivação e criatividade dos colaboradores para melhorar a prática de seus processos.
Esta melhoria constante deve-se dar passo a passo, sem atropelamento. “step by step” (ou uma etapa por vez). Deve-se procurar melhorar os processos dentro da empresa, tanto quanto seus recursos humanos.
Foi a partir do Sistema Toyota de Produção (STP), que ficou mundialmente conhecida à filosofia Kaizen. Este sistema de qualidade aplicado na Toyota revolucionou esta e tantas outras empresas que seguiram este conceito de gestão.
Garantir a Qualidade dos produtos e serviços, bem como um ambiente favorável a tal, faz parte da rotina gerencial. Adotar a filosofia KAIZEN (melhorar sempre) e usar as ferramentas e metodologias voltadas para a Qualidade Total dão o tom de efetividade às ações do cotidiano
. Esta deve ser certamente uma das atenções dos gerentes, executivos e todo equalquer empreendedor.
2.5 METODOLOGIA KAIZEN
A Metodologia Kaizen é uma abordagem estruturada e sistêmica que visa assegurar que os processos da empresa satisfaçam as necessidades e expectativas
...