Kanban
Trabalho Escolar: Kanban. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Julias05 • 12/4/2013 • 2.400 Palavras (10 Páginas) • 1.997 Visualizações
FACUDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
SISTEMA KANBAN
CAMAÇARI
2013
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
JACIANE CARNEIRO
JULIANA CERQUEIRA
MAVIAEL JUNIOR
SISTEMA KANBAN
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da 2ª unidade. Disciplina Administração da Produção e Operação. Orientadora: Profª. Hellen Gonçalves.
CAMAÇARI
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................. 04
2 HISTÓRIA DO KANBAN.......................................................................... 05
3 CONCEITO KANBAN............................................................................... 06
3.1 CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA KANBAN ......................................... 06
3.2 OBJETIVO DO KANBAN........................................................................ 07
4 DISPOSITIVOS DO SISTEMA KANBAN................................................... 08
4.1 CARTÃO KANBAN..................................................................................... 09
4.2 PAINEL OU QUADRO KANBAN.................................................................... 11
4.3 SUPERMERCADOS E CONTENDORES...................................................... 11
4.4 OUTRAS FORMAS DE FUNCIONAMENTO.............................................12
5 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SISTEMA KANBAN........................ 13
6 KANBAN ELETRÔNICO.......................................................................... 14
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................... 15
8 REFERÊNCIAS................................................................................................. 16
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por fim fazer uma abordagem de maneira sucinta sobre o conceito, principais características, funcionamento e a aplicação do sistema Kanban nos processos produtivos de empresas nas quais este método de gestão se mostra eficaz – na tentativa de deixar clara a forma de operação e execução desta ferramenta de fundamental importância nas abordagens da Administração da Produção e Operações.
Este método aplicado a uma produção puxada traz enormes benefícios, que serão abordados na presente pesquisa. Conheceremos também a breve história de seu surgimento, desde as primeiras formas de aplicação (mais antigas, porém utilizadas com extrema eficácia hoje), bem como formas mais atuais desta ferramenta envolvendo Tecnologia da Informação (kanban eletrônico) nos processos produtivos mais modernos.
2 HISTÓRIA DO KANBAN
O sistema de programação Kanban foi inicialmente pensado por Taiichi Ohno, na década de 60, quando era diretor de um setor da montadora Toyota no Japão. No período que assumiu a direção da empresa (década de 40), esta estava em situação de iminente falência e por isso não podia fazer investimentos em novas tecnologias.
Nos anos 50, houve o início de uma longa colaboração entre Ohno, Shigeo Shingo, consultor de qualidade da Toyota, e Edward Deming, principal responsável da chegada ao Japão do Controle de Processo Estatístico, para criar um sistema de estratégia de manufatura que fizesse a empresa obter lucro e sustentabilidade para atingir o crescimento. Assim, Ohno desenvolveu o Sistema Toyota de Produção (Just in Time) e o programa Kanban de retroalimentação da produção.
O Kanban nasce da observação de duas concepções: a primeira foi o sistema fundamental de produção publicado em 1926 por Henry Ford no livro “Today and Tomorrow” e a segunda do sistema de atendimento ao cliente e na reposição de estoques das prateleiras dos supermercados, que estava sendo implantado em substituição aos antigos armazéns nos Estados Unidos, época em que Ohno visitava o país (1956). Foi observado que o cliente demorava muito tempo para adquirir, por exemplo, 2,5 quilos de açúcar em armazém, diante da operação de busca do produto, pesagem, empacotamento, entrega e cobrança. Tudo isso feito na presença do mesmo, envolvendo algumas pessoas nesse processo.
Já num supermercado o processo se dá de forma mais rápida, pois o próprio cliente obtém quantos sacos de açúcar quiser, de acordo com a disponibilidade do produto nas prateleiras, assim completando rapidamente sua compra. Ohno captou essa ideia de reposição das mercadorias no momento em que os clientes as retiravam das prateleiras para adaptar aos seus processos produtivos nas montadoras.
3 CONCEITO DE KANBAN
Kanban é uma palavra japonesa que significa “cartões coloridos” usados como meio de comunicação, transmissão de dados e informações, e foi criado na década de 60, na fábrica automobilística da Toyota. É uma ferramenta de controle concebido para operar no chão de fábrica, utilizando um sistema de realimentação visual por cartões de demanda circulantes, cuja finalidade é reduzir tempo de espera, diminuir estoques e melhorar a produtividade, interligando as operações em um fluxo uniforme ininterrupto (SHINGO, 1996).
O Kanban permite agilizar a entrega e a produção de
...