LANÇA PERFUME
Trabalho Universitário: LANÇA PERFUME. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sOUZAmARQUES • 8/10/2014 • 341 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
Projeto de para a América Latina
Hoje em dia a disseminação da informação governamental em formatos abertos, acessíveis e estruturados tem o potencial de aumentar substancialmente a transparência e a prestação de contas no que tange a elaboração e execução de *políticas públicas, além de abrir portas para a ampla participação da sociedade nesse processo. Deste modo, a abertura de dados e o maior reconhecimento das demandas da população que tem abertura têm do papel importante para promover a igualdade social e a eficácia da administração pública.
Foi pensando nisto que o W3C Brasil e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), da Organização das Nações Unidas (ONU) encabeçaram um projeto sobre o impacto e o potencial dos dados abertos para as políticas públicas na América Latina e Caribe, financiado pelo Centro Internacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Canadá (IDRC).
O principal objetivo foi contribuir para o desenvolvimento de estratégias de Dados Abertos que levem à prestação de contas, serviços inovadores e à efetividade de políticas públicas em setores estratégicos, promovendo uma economia do conhecimento mais inclusiva na América Latina e Caribe. Para alcançar esta meta, investigou-se as potencialidades dos Dados Abertos nas políticas públicas em 3 eixos: transparência, novos serviços e desenvolvimento equitativo.
Foram adotadas estratégias para sensibilizar os governos e a sociedade civil quanto à utilidade e às potencialidades dos Dados Abertos para as políticas públicas. Constatou-se que o incentivo do uso de Dados Abertos pode contribuir para o desenvolvimento das economias locais. Ampliou-se a conscientização quanto à importância dos Dados Abertos, bem como o apoio ao uso dos mesmos e facilitou a criação de iniciativas de abertura de dados.
Relevante impacto obtido por meio das ações e dos produtos gerados é que uma comunidade de especialistas, funcionários do governo e pesquisadores começou a ser estabelecida. Verificou-se a necessidade de organizar uma cadeia de valor de dados abertos, considerando sua oferta e demanda. Também concluiu-se que seria importante fomentar um modelo de negócio que seja sustentável, a fim de construir um modelo de maturidade em dados abertos.
...