LAVAGEM DA POLPA CELULÓSICA
Por: Antonio Alves • 2/3/2016 • Trabalho acadêmico • 3.418 Palavras (14 Páginas) • 1.876 Visualizações
[pic 1][pic 2]
LAVAGEM DA POLPA CELULÓSICA¹
Elisângela Santos Lima2
Jocilene Mendes dos Santos²
Luiz Vieira Roldão Filho²
Maykon Coelho de Sousa²
Valdir Gomes da Silva Júnior²
Marco Antônio Azevedo³
RESUMO
A atual sociedade industrial apresenta grandes contradições que precisam ser resolvidas no sentido de um desenvolvimento tecnológico capaz de garantir a manutenção dos recursos naturais, obtendo êxito no produto final. No caso das indústrias de papel e celulose, este contraste não é diferente. Dentre as diversas etapas do processo de obtenção de celulose temos a lavagem da polpa como uma das mais importantes operações por está relacionada diretamente com o consumo de água, geração de efluentes, quantidade de químicos usados no branqueamento, energia gasta no processo e a qualidade do produto final. É óbvio que quanto maior o volume de água limpa utilizada na lavagem, maior será a quantidade de impurezas removidas, porém, mais diluído será o licor preto a ser enviado para os evaporadores. Caso aconteça o contrário, ou seja, se ocorrer a diminuição excessiva do volume de água maior será a quantidade de reagentes e sólidos orgânicos que acompanha a pasta lavada. Uma lavagem eficiente não é tarefa simples, deve haver um equilíbrio nas variáveis do processo levando em conta o tipo de equipamento a ser usado.
ABSTRACT
The current industrial society has major contradictions that need to be resolved in the direction of technological development capable of ensuring the maintenance of natural resources succeeding in the final product. In the case of the process we obtain cellulose pulp, the washing as one of the most important operations. Is directly related to water consumption, effluent generation, amount of chemicals used in bleaching, energy expend in the process and product quality end. Obviously the greater the volume of clean water used for washing, the greater the amount of impurities removed, however, will be more diluted black liquor to be sent to the evaporators. If this happens the opposite, if the amount o excessive amount of water greater the amount of reagents and organic solids accompanying the washed pulp. Efficient washing is no simple task, there must be a balance in the process variables taking into account the type of equipment to be used.
________________________________
¹ Artigo elaborado para ser submetido à apreciação da banca examinadora como quesito de nota de conclusão do Curso Técnico de Celulose e Papel do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus de Imperatriz, no ano de 2012.
² Discentes do Ensino Técnico de Celulose e Papel do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus Imperatriz.
³ Orientador - professor do SENAI – Doutor em Química
INTRODUÇÃO
No Brasil, a madeira de pinus e eucalipto são as duas principais fontes utilizadas para a produção de celulose, sendo responsáveis por mais de 98% do volume produzido. Após o cultivo, crescimento e colheita das florestas plantadas, a madeira é descascada e picada em pequenos pedaços, os quais são submetidos a processos mecânicos e químicos para a extração da celulose.
Após as fibras serem separadas por meio do processo de polpação, forma-se uma pasta marrom que passará por diversas etapas e reações químicas, nas quais a polpa será depurada, lavada e branqueada até atingir a alvura desejada.
Dentre as diversas etapas do processo de obtenção de celulose Kraft, a lavagem da polpa demonstra uma considerável importância pelo fato de serem observados alguns aspectos importantes, como a redução do consumo de químicos nas etapas de branqueamento e o aspecto ambiental que está diretamente ligado ao consumo de produtos químicos.
No decorrer do processo de obtenção de celulose, a polpa é lavada em todas as etapas após a polpação com o objetivo de separar material solubilizado e recuperar reagentes usados no cozimento. A teoria de lavagem possui um grande valor para a indústria de celulose. Por isso, muitos métodos e teorias têm sido desenvolvidos para descrever e aprimorar o processo de lavagem.
Tendo como base pesquisa bibliográfica, seguem neste trabalho algumas explicações sobre a lavagem eficiente da polpa celulósica. Tendo ainda, como objetivos específicos:
- Identificar os mecanismos de lavagem da polpa celulósica;
- Compreender as características de uma lavagem eficiente;
- Identificar os tipos de equipamentos destacando o mais eficaz.
LAVAGEM DA POLPA CELULÓSICA
As grandes transformações físico-químicas que ocorrem durante a produção de celulose usam água para separar, transportar impurezas e conduzir as fibras nos processos.
O processo de lavagem consiste em uma operação na qual uma mistura heterogênea de um fluido e partículas de sólidos são separados por um meio filtrante que favorece a passagem do fluido. A lavagem destina-se a separar da polpa os elementos que constituem matéria solúvel e insolúvel presente no licor de cozimento. (Figura 1).
Licor preto é separado da polpa na lavagem
[pic 3][pic 4]
Figura 1 – Processo de lavagem da polpa
A lavagem da polpa é necessária na produção de polpa marrom e na produção de polpa branqueada. As principais metas da lavagem são:
- A recuperação dos constituintes da madeira dissolvidos no licor para utilizá-los como combustível;
- A utilização da mínima quantidade de água limpa ou recirculada do processo
- A remoção máxima da quantidade de:
- Materiais orgânicos dissolvidos da madeira;
- Materiais inorgânicos solúveis do licor de cozimento misturados com a polpa ao final do cozimento
De acordo com ROGERS et al (1995), a lavagem da polpa marrom é uma das mais importantes operações unitárias no processo de produção da polpa celulósica. De um modo geral, o resultado da lavagem envolve muitas variáveis, tais como a quantidade de água usada, a consistência da polpa, reagentes utilizados entre outros. As variáveis estão relacionadas entre si e uma melhoria em alguma variável pode muito bem favorecer ou não o desempenho do processo.
...