LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Casos: LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: evaldomcz • 10/3/2014 • 457 Palavras (2 Páginas) • 410 Visualizações
ENSINO DA MATEMÁTICA.
Disciplina: LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Tutor: ALESSANDRA CRISTINA DE MATOS RA: 1129910
Aluno: EVALDO OLIVEIRA SIMÕES Turma: DGRM1302MCO1U
Unidade: Ciclo 4º Atividade 13ª Semana
Atividade:
Descrição da Atividade
Descrição da atividade (realizar esta atividade se a disciplina não tiver horas de prática) Na Unidade 7, você estudou alguns mitos que envolvem as línguas de sinais. Agora, converse com uma pessoa ouvinte de sua comunidade questionando-a sobre o que ela pensa a respeito da Libras, tentando identificar na sua fala alguns desses mitos que discutimos na Unidade 7. Após estas identificações elabore um texto reflexivo de 15 a 20 linhas, relacionando os dados coletados na entrevista com os possíveis mitos encontrados.
Reflexão da entrevista:
Sim, já ouvi falar e também conheço de perto a língua sinais, que é uma linguagem que utiliza a comunicação manual para expressar significados em vez de sons; combina as formas das mãos, sua orientação e movimentos, com os braços, o corpo e as expressões fáceis para expressar de forma fluida os pensamentos do falante. Apesar de conhecer, não faço muito uso, pois não tenho muita habilidade motora, no entanto tenho que aprender devido ao trabalho que já exerço, sou coordenadora de educação no SENAI há um ano, e temos alguns alunos surdos. Na escola trabalhamos com interpretes, no entanto preciso fazer um curso para me aperfeiçoar na língua de sinais.
Conheço a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, ela é uma das Linguagens de Sinais existentes no mundo inteiro para a comunicação entre surdos.
A língua de sinais é uma série de gestos, pois se desenvolveu e desenvolve nas comunidades surdas, nas que podemos incluir aos intérpretes, amigos e familiares das pessoas surdas ou com deficiências auditivas. No entanto, é importante ressaltar que essa é uma língua natural, com vocabulário e gramática próprios. Assim, cada comunidade de surdos desenvolveu a sua língua de sinais ao longo dos tempos, assim como cada comunidade de ouvintes desenvolveu a sua língua oral. Existem países que apresentam mais de uma língua de sinais.
Ao contrário do pensamento de muitas pessoas a língua de sinais não é universal. A linguagem de sinais não é universal, pois possui sua própria estrutura de país pra país e diferem até mesmo de região pra região de um mesmo país, dependendo da cultura daquele determinado local para construir suas expressões ou regionalismos.
Não se sabe exatamente quando as línguas de sinais surgiram, mas suas origens remontam possivelmente à mesma época ou a épocas anteriores àquelas em que se desenvolveram as línguas orais. As línguas de sinais são criações espontâneas do ser humano e se aprimoram da mesma forma que as línguas orais.
Conheço sim, o alfabeto em Libras e alguns sinais pessoais dos alunos, pois, trabalho numa instituição, SENAI, que tem alunos surdos.
Entrevista feita com uma coordenadora de
...