TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIVRO DE OCORRÊNCIA: QUAL SUA IMPORTÂNCIA? PARA QUE SERVE?

Por:   •  1/5/2018  •  Artigo  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  2.669 Visualizações

Página 1 de 9

MANUAL DE NORMALIZAÇÃO SEGURANÇA

LIVRO DE OCORRÊNCIA: QUAL SUA IMPORTÂNCIA? PARA QUE SERVE?

RIBEIRÃO PRETO 2018

1

ORIENTAÇÃO PARA CONFECÇÃO DE OCORRÊNCIA

Objetivos

Este material tem o objetivo de padronizar e direcionar as ocorrências dos profissionais de segurança privada para um formato mais técnico. Iremos dar algumas dicas importantes e indispensáveis para a confecção de uma boa ocorrência, além de demostrar de forma clara a necessidade do aperfeiçoamento das ocorrências, e seus benefícios para o profissional de segurança privada.

Problematização

Qual sua importância? Para que serve? Tem se encontrado ocorrência do tipo, “recebo e passo sem alteração”, sem citar de quem recebe o plantão, quem está de plantão, que matérias recebeu, se houve alteração no setor e para quem está passando o setor. Este fato se dá por não ter um manual próprio para direcionar o profissional ou pela falta de habilidade, pois estes profissionais inseridos na área da segurança privada não tinham esta rotina de confeccionar ocorrência em suas ocupações anteriores. Daí a importância de se elaborar e divulgar este material com normas e dicas, ora apresentado neste manual.

Introdução

Assim como as delegacias de polícia registram crimes e contravenções o vigilante ou porteiro deve registrar também ocorrências que influenciem direta ou indiretamente na segurança do posto de serviço, esse registro é de suma importância para o controle e gerenciamento das normas procedimentais de segurança da empresa.

O relatório deve ser elaborado de forma clara e objetiva, escrito em português correto e ser o mais sintético possível, mas sem omitir fatos ou informações importantes e que sejam essenciais para a compreensão do fato.

O livro de registro, por ser um documento, o qual pode ser solicitado perante um órgão oficial para completa apuração e elucidação de fato delituoso e sua autoria, deve se tomar alguns cuidados no ato da confecção da ocorrência para manter sua integridade.

2

As ocorrências lavradas no Livro de Ocorrência referem-se: Crimes ocorridos dentro do posto de serviço (Ex: assalto, furto, roubo, sequestro, pichação, risco em veículo, furto de toca fita na garagem, assédio moral, agreções, mudança de rotina etc.) ou em suas proximidades (furto de auto na frente do posto de serviço, assalto, a transeunte etc.); tudo deverá ser observado pelo profissional de segurança ou porteiro.

Reclamações de funcionários da empresa, terceiros ou qualquer constatação de desrespeito ás normas procedimentais de segurança estabelecidas pelo cliente ou contratada deve ser relatado. Fato inusitado ou suspeito.

Não seja conivente ou omisso a fatos ilícitos ou que contrariem a ordem correta.

“Não sei qual é a chave para o sucesso, mas a chave para o fracasso é tentar agradar a todos” – Bill Cosby, comediante

O vigilante ou porteiro com foco em segurança, deve ficar alerta durante o serviço, para fatos inusitados ou suspeitos que possam ocorrer. Anotar placas de veículos ou motos, sempre é uma boa pedida. Todos os acontecimentos estranhos e fora do normal, devem ser registrados no Livro de Ocorrências. Dano ou mau funcionamento de equipamentos de segurança como CFTV, alarmes, sensores, automatização de motores, etc….deve ser anotado no livro.

Há alguns critérios a serem adotados na hora de confeccionar uma ocorrência para não invalida-la:

1 - As canetas empregadas na escrita devem ser de cores preta ou azul;

3

Fonte: Google, acesso em 20 jun. 2015

Não se pode escrever em documentos oficiais com canetas, vermelhas, verdes, pinceis ou outro objeto de escrita que não atendam as especificações. O livro de ocorrência segue o mesmo critério.

2 - As folhas não podem ser rasgadas ou arrancadas do livro, elas são numeradas; As folhas não podem ser arrancadas para ser usadas como rascunho, para isso utilize folhas avulso ou um bloco de anotações.

3 - Não pode haver riscos, rasuras ou utilização de corretivos nas ocorrências. Estas ações invalidam a ocorrência;

Fonte: Google, acesso em 20 jun. 2015

Estas ações além de invalidarem a ocorrência, deixam o livro com um aspecto negativo. Qual imagem você tem de uma pessoa quando pega um caderno amassado, riscado, rasurado e faltando folhas? É esta imagem que terão de você, prese pelo seu material de trabalho!

4 - Se houver um erro na escrita, não risque ou rasure, proceda da seguinte forma, coloque a palavra entre parênteses ( ), escreva ‘’ digo’’ e reescreva a palavra corretamente a frente. Se o erro for detectado já no final da ocorrência, escreva os dizeres:

“ Onde se lê leia ”

4

Estes são critérios adotados em concursos públicos e em outras escritas mais técnicas, além de demostrar conhecimento na escrita seu livro não ficará com aspecto de desleixo.

Abaixo veja a aparência de desleixo passado por um livro rasurado e amassado.

Fonte: Google, acesso em 20 jun. 2015

5 - Reserve um tempo para a confecção da ocorrência, faça rascunhos dos fatos, uma ocorrência bem elaborada não dá para ser escrita as presas.

Fonte: Google, acesso em 20 jun. 2015

6 - Cabeçalho:

No cabeçalho deve constar local onde está situado o setor, ex. Belo Horizonte, Contagem, sempre por extenso; dia do mês em algarismo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com