LOGÍSTICA Empreendedorismo
Tese: LOGÍSTICA Empreendedorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rosangelamacedo • 9/7/2013 • Tese • 3.355 Palavras (14 Páginas) • 377 Visualizações
Logística
Empreendedorismo
Atividade Prática Supervisionada
Empreendedorismo
Prof. Me. Luiz Manuel Palmeira
Feira de Santana – Bahia
10-06-13.
1. INTRODUÇÃO PLANO DE NEGÓCIO
O Plano de Negócios tem por objetivo contribuir com empreendedor a analisar e estruturar as suas principais ideias e opções quanto à viabilidade da criação de uma empresa. Neste plano de negócios avaliaremos o empreendimento, no caso de uma Central de Manutenção, que presta serviços de manutenção de equipamentos de informática, rede e instalações elétrica, hidráulica e ar-condicionado, do ponto de vista mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional. Aqui estão contidos os principais fundamentos econômicos para a implantação de um negócio, com reais possibilidades de êxito. Neste o empreendedor encontrará informações e direcionamentos que possibilitará o sucesso no negócio, como a identificação da oportunidade, análise de riscos, análise de mercado, processo operacional, avaliação financeira referente ao empreendimento e avaliação dos resultados. Neste ramo de atividade, o empreendedor deve além de tudo atuar como um consultor, orientando e sugerindo a melhor opção que se enquadra com o tipo de consumidor. O empreendedor deve estar informado sobre novos produtos e tecnologias, além de ter facilidade no relacionamento, ser dinâmico e inovador, aliado a uma postura empreendedora e competitiva, características pessoais indispensáveis àquele que deseja se aventurar no mundo dos negócios.
2. IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
SETOR DA ECONOMIA
Terciário
RAMO DE ATIVIDADE
Prestação de Serviços
TIPO DE NEGÓCIO
Manutenção Geral
PRODUTOS OFERTADOS/PRODUZIDOS
Serviços de manutenção em diversas áreas
PORTE DO EMPREENDIMENTO
Pequeno
Valor do investimento inicial:
R$ 15.000,00
REGIME DE TRABALHO
8 horas diárias
ÁREA
10m²
FATURAMENTO ANUAL PROJETADO
R$ 282.996,00
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS
05
3. OBJETIVO DO EMPREENDIMENTO
Abertura de um empreendimento voltado para manutenção e reparo de equipamentos e/ou residências utilizando-se dos serviços abaixo relacionados:
• Computadores;
• Ar-condicionado;
• Rede elétrica;
• Encanamento;
Prestar serviços com qualidade e técnica, no local do problema, aliados a profissionais especialistas e técnicos treinados.
4. IDENTIFICAÇÃO DA OPORTUNIDADE
O sucesso da prestação de serviços de manutenção depende essencialmente da qualidade de seus profissionais, na execução de seus serviços. A oportunidade surge no momento em que o há determinados problemas em equipamentos ou instalações e à dificuldade de localizar profissionais aptos a resolução de problemas em tempo hábil. O perfil do empreendimento deve guardar estreita relação com a procura da clientela formada pela empresa. Pois, para alguns, eles são considerados essenciais, são imprescindíveis ao bom funcionamento de equipamentos e de instalações.
5. ANÁLISE DOS RISCOS
Este segmento trata-se de um mercado não muito competitivo, extremamente pulverizado e vulnerável à entrada de novos concorrentes. Os principais riscos desse tipo de negócio são principalmente a falta de qualidade e técnica nos serviços executados pelos profissionais, conjuntamente com a falta de infraestrutura adequadas e um atendimento especial e diferenciado, além de uma relação justa entre preço-qualidade.
6. ANÁLISE DE MERCADO
6.1 A Bahia hoje possui 417 municípios. Com uma população estimada em 14 Milhões (IBGE – 2010), na cidade (Feira de Santana) a população chega ao número de 556.642 pessoas. Onde se pretende montar o empreendimento, com aproximadamente 556.642 habitantes.
6.2 Cliente. O público alvo dessa prestação de serviços são todos os tipos de consumidores, não havendo diferenciação de idade ou classe social.
6.3 Fornecedores. Os fornecedores são apenas centros de treinamento, escolas técnicas, lojas de informática, eletrônicas e Materiais de Construção, por se tratar de uma empresa prestadora de serviço, classificam-se em 4tipos basicamente:
a. Escolas técnicas e centros de treinamento;
b. Lojas de Informática.
c. Materiais de construção
d. eletrônicas
Atualmente pode-se ter acesso a todos os equipamentos e produtos das linhas nacionais e internacionais, através de seus representantes e distribuidores locais.
6.4 Concorrentes
Este tipo de negócio possui um grande número de concorrentes, formais e informais, e de todos os níveis, não levando em conta a tipologia, pois estão inseridas assistências técnica formais devidamente registradas. É de suma importância que o empreendedor, antes de iniciar um novo negócio, realize uma pesquisa para conhecer o mercado onde atuará, com ênfase nos consumidores e nos concorrentes.
6.5 Localização
O empreendimento deve ser instalado em local estratégico no centro da cidade
...