LOGÍSTICA REVERSA
Monografias: LOGÍSTICA REVERSA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Glaucimarpe • 6/2/2015 • 1.745 Palavras (7 Páginas) • 257 Visualizações
LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: EMPRESA NATURA
Este trabalho mostra uma reflexão sobre a logística reversa como uma estratégia empresarial, dentro de um visão geral da sustentabilidade em termos empresariais, e ambientais. Partindo do conceito tanto da logística reversa quanto da estratégia empresarial, percorrendo os tipos e as razões da sua implementação, juntamente com a descrição dos modelos de estratégias.
Ele mostra também o aumento da consciência ecológica dos consumidores, pois devido a estes fatores muitas empresas tem utilizado a logística reversa como uma ferramenta estratégica em seu planejamento de negócios. Neste contexto, existem muitos pontos carentes de imersão e respostas, pois os recursos naturais são finitos e a movimentação no mercado é infinita. Na busca do objetivo do artigo utilizou-se o estudo de caso como enfoque metodológico.
Por isso, selecionei o estudo uma empresa brasileira do setor de cosméticos que está na vanguarda em termos de utilização da logística reversa como estratégia empresarial, que é a Natura.
Logística reversa
A logística reversa é uma área que está relacionada com a logística empresarial, tendo como objetivo o retorno dos bens que foram utilizados pelos consumidores ao ciclo de negócios, tanto no pós venda quanto no pós-consumo, com o intuito de agregar valor ao produto, em âmbito econômico, ecológico, legal, logístico, ou mesmo no que diz respeito à imagem corporativa.
A logística reversa como sendo um processo de planejamento, implementação e controle eficiente (inclusive os custos) de matérias-primas, materiais em processo, produtos acabados e informações que vão desde o ponto de consumo até o ponto de origem com o intuito de atender as necessidades de recuperação de valor e de um descarte correto, sem fazer nenhuma relação com a logística empresarial.
Logística reversa de pós venda
A logística reversa de pós-venda a área específica que se ocupa do equacionamento e da operacionalização do fluxo físico e das informações logísticas correspondentes aos bens de pós-venda, juntamente com os produtos com pouco uso ou os produtos que não foram utilizados pelo consumidor, que por diferentes motivos retornam aos diferentes elos da cadeia de distribuição direta, sendo conduzidos através dos canais reversos.
A logística reversa de pós-venda pode ter um objetivo estratégico de agregar valor a um produto logístico que por hora foi devolvido por razões comerciais, razões técnicas ou razões logísticas.
Uma logística reversa de pós-venda eficiente é um dos fatores fundamentais para a manutenção da boa imagem da empresa. No caso do consumidor desistir da compra (Código de Defesa do Consumidor) ou no caso do produto apresentar defeito que ocasione a troca do mesmo, se faz necessário um bom canal reverso, operando com rapidez e eficiência no atendimento das necessidades do cliente, possibilitando assim com que a empresa agregue valor ao seu produto e garanta um diferencial competitivo, pois um cliente satisfeito, além de elogiar a empresa, acaba fidelizando-se a empresa ou a sua marca.
Logística reversa do pós-consumo
A logística reversa pós-consumo tem a função de operacionalizar o fluxo físico dos materiais, juntamente com as informações correspondentes aos bens de consumo que foram descartados pelo consumidor, sendo que estes bens podem ser selecionados da seguinte forma: bens no final de sua vida útil, bens usados com possibilidade de reutilização e os resíduos industriais.
Existem três opções para o descarte dos produtos após serem utilizados pelo consumidor:
• Transporte para um local seguro de descarte, isto é, aterros sanitários e depósitos específicos;
• Transporte para um destino não seguro, sendo descartado na natureza e evidentemente contaminando o ambiente;
• Ou o retorno à cadeia de distribuição reversa, ajudando assim a preservação do meio ambiente.
Razões para a implantação da logística reversa
Existem várias razões que podem ser listadas para a implantação da logística reversa por parte das empresas, tendo como fator determinante a estratégia implantada pela direção.
As principais razões que levam as empresas a atuarem com a logística reversa são:
• Legislação ambiental
• Benefícios econômicos
• Conscientização ambiental dos consumidores
• Razões competitivas
• Proteção da margem de lucro
• Recaptura de valor e recuperação de ativos
Logística reversa e estratégia
A transformação e a influência ecológica nos negócios se fazem sentir de maneira crescente e com efeitos econômicos cada vez mais profundos. As organizações que tomarem decisões estratégicas integradas à questão ambiental e ecológica conseguirão significativas vantagens competitivas, sendo que a inclusão da proteção do ambiente entre os objetivos estratégicos da organização amplia substancialmente todo o conceito de administração.
NATURA
Análise e principais resultados/Caracterização da organização
A Natura utiliza como diferencial a sustentabilidade desde a sua fundação, a empresa foi pioneira quando da utilização de refis para alguns produtos, obtendo assim uma redução de cerca de 30% nos seus custos de fabricação.
A Natura desenvolve diversas ações, com o intuito de preservar o meio ambiente, dentre elas, podemos destacar:
Mitigação: A Natura não planta árvores, entretanto ela busca mitigar o máximo possível.
Compensação: É uma ação que consiste na utilização das consultoras comerciais com o Intuito de facilitar o retorno das embalagens utilizadas pelos clientes, pois sem este canal reverso, as embalagens e os catálogos poderiam ser descartados em aterros sanitários. Estes produtos são encaminhados para cooperativas que fazem o retorno para o fabricante.
Natura EKos
EM BUSCA DO PRODUTO VERDE
Para reduzir o impacto ambiental de seus produtos, a Natura está
...