LOGÍSTICA REVERSA NOS CORREIOS
Por: tundro • 7/11/2015 • Artigo • 3.055 Palavras (13 Páginas) • 308 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC
GRADUAÇÃO TECNOLOGICA EM LOGÍSTICA
LOGÍSTICA REVERSA NOS CORREIOS
Salvador
2015
RESELOGÍSTICA REVERSA NOS CORREIOS
Trabalho apresentado à disciplina Metodologia de Pesquisa, como requisito para segunda avaliação avaliação.
Orientador: Prof. Marilu Dantas
Salvador
2015
Sumário
- Introdução.....................................................................................................03
- Justificativa...................................................................................................04
- Objetivo Geral...............................................................................................05
- Objetivos Especificos..................................................................................06
- Fundamentação Teórica..............................................................................07
- Metodologia..................................................................................................08
- Cronograma..................................................................................................09
Referências
1. INTRODUÇÃO
A logística reversa é a parte da logística que trata do trajeto físico dos produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até o local de origem. Nos últimos anos, a logística reversa vem se preocupando em fazer com que essas condições de ser reutilizados aconteçam e que retorne ao seu ciclo produtivo, evitando uma nova busca por recursos não benéficos (natureza), com isso o processo pode ser mais produtivo e econômico, criando uma rentabilidade empresarial. O mercado empresarial tem como atividades logísticas demonstrar, recolher e até mesmo processar produtos usados, tendo assim, uma garantia sustentável e benéfica para o nosso meio ambiente.
Por essas atividades, a logística reversa vem sofrendo uma constante evolução e muitas vezes responsáveis pelas competitividades entre as empresas, gerando assim, uma melhora a sua imagem corporativa perante o consumidor e a sociedade em geral.
Muitos países no mundo já adotaram legislações impondo a obrigatoriedade da montagem de rede de distribuição reversa para a reciclagem e equacionando produção com reciclagem. Além disso, são muitos os motivos positivos que levam as empresas a operarem canais reversos próprios ou terceirizados, aumentando a competitividade.
Pensando nesses inúmeros problemas que acabam surgindo junto com a explosão de sites de vendas, criou-se um método para evitar esses transtornos, e também para manter a fidelidade dos clientes para as lojas virtuais, e delas com os correios, pois assim as empresas ganham mais confiança dos clientes, pois os mesmos sabem que estão comprando em um lugar seguro e que a empresa se preocupa com o cliente e com o meio ambiente.
3
2. JUSTIFICATIVA
Este trabalho tem como justificativa a necessidade de um estudo que comprove a grande importância da logística reversa para o meio empresarial visando a produção sustentável, a redução de custos e melhoria da qualidade dos serviços.
4
3. OBJETIVO GERAL
Analisar os benefícios dos conceitos de logística reversa nos trabalhos da empresa Correios e Telégrafos.
5
4. OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Demonstrar a aplicação da Logística Reversa
- Descrever a Logística Reversa nas modernas organizações
- Localizar as possíveis falhas em uma má gestão de Logística Reversa
6
5. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
"A logística reversa é a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico de imagem corporativa entre outros" (LEITE, 2003).
Oliveira & Colaboradores (2012) ampliam esse conceito ao afirmar que a logística reversa é um amplo termo que relaciona entre si as atividades contidas nos processos de planejamento, implementação, direcionamento e controle da eficiência e do custo efetivo do fluxo de matérias primas, estoque em processo, produtos acabados, produtos em fim de sua vida mercadológica e útil, sucatas, embalagens e resíduos. O tema engloba também o gerenciamento de produtos acabados para reforma ou reparação (pós-vendas), devolução, substituição de materiais, remanufatura, reciclagem, reuso de materiais, movimentação, disposição e informações correspondentes do ponto de consumo ao ponto de origem.
Segundo Leite apud Oliveira & Colaboradores (2012), a logística reversa tem por objetivo todas as operações relacionadas com a reutilização de produtos e materiais, incorporados em todas as atividades logísticas como coletar, desmontar e processar produtos ou materiais e peças usadas a fim de assegurar uma recuperação sustentável. Foi historicamente associada com as atividades de reciclagem de produtos e aspectos ambientais, passando a ter importância nas empresas, devido à pressão exercida pelos Stakeholders relacionados às questões ambientais na cadeia de suprimentos (Kopicki; Berg; Legg, 1993; Kroon, Vrijens 1995; Stock, 1992; Hu; Sheu; Haung, 2002).
...