LUANA RIBEIRO DE CARVALHO
Por: Luana Ribeiro • 9/4/2015 • Projeto de pesquisa • 709 Palavras (3 Páginas) • 178 Visualizações
Amplificador com TDA 2002
LUANA RIBEIRO DE CARVALHO
[pic 1]
SÃO LUIS-MA
2013
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO
2- O TDA2002
3- COMO FUNCIONA
4- O CIRCUITO DE MONTAGEM
5- COMPONENTES UTILIZADOS
6- CONCLUSÃO
7-BIBLIOGRAFIA
1-INTRODUÇÃO
Projetos de intercomunicadores, receptores de diversos tipos, sirenes, sistemas de aviso, caixas amplificadas para instrumentos musicais e computadores exigem amplificadores de áudio de boa potência. Uma solução interessante é a que se baseia em circuitos integrados específicos que exigem poucos componentes externos, possuem excelente rendimento e características de potência e distorção de qualidade. O TDA2002, também especificado como uPC2002 é um desses circuitos integrados. O TDA2002 pode fornecer potências que chegam aos 8 Wrms ou 30 Wpmpo com pouquíssimos componentes externos e tem uma sensibilidade de apenas 50 mV para plena potência. Muitos equipamentos comerciais usam este módulo tanto pela sua facilidade de obtenção como pelo seu baixo custo.
2- O TDA2002
O circuito integrado TDA2002 é um amplificador de potência, basicamente projeto para aplicações em toca-fitas e auto-rádios. A figura 1 mostra a pinagem deste circuito integrado.
[pic 2]
Figura 1 - Pinagem do TDA2002
Tensão de Alimentação (Vs)................8 a 18 V
Corrente Quiescente (Is) .....................45 a 80 mA
Potência de saída (Po)
d = 1-%, RL = 2 ohms .................4,8 W (min)
Vs = 16 V , RL = 2 ohms .............10 W (tip)
Sensibilidade:
Po = 0,5 W , RL = 4 ohms ..........15 mV
Po = 6 W , RL = 2 ohms ............. 50 mV
Resposta de Freqüência............. 40 a 15 000 Hz
Ganho de tensão (Gv)..................80 dB (open loop)
Valores máximos de segurança tda-2002
Tensão de pico de alimentação (50ms) 40V
Tensão de alimentação 28V
Tensão de alimentação operacional 18V
Corrente de saída (repetitiva) 3,5A
Corrente de saída (não-repetitiva) 4,5A
Potência dissipada (Tc=90°C) 15W
Temperatura durante soldagem (10s) 260°C
3- COMO FUNCIONA
O circuito integrado TDA2002 reúne em seu interior todos os componentes básicos necessários à elaboração de um amplificador completo. Apenas os capacitores de maior valor são externos e a rede de resistores formada por R1 e R2 que determina o seu ganho. A relação entre os valores desses componentes determina o ganho de tensão do circuito que foi fixado para aproximadamente 100 vezes. A rede formada por C6 e R3 é um "bootstrap", ou seja, uma rede que compensa as características indutivas do alto-falante de modo a manter constante a impedância de saída, e com isso as características do amplificador.
A corrente exigida pelo circuito à plena potência com alimentação máxima chega aos 3,5 A, o que significa que, uma boa fonte deve ser utilizada na sua alimentação. A filtragem da fonte também é muito importante. Na entrada de alimentação temos dois capacitores que foram montados o mais próximo possível do pino de alimentação do circuito integrado. O capacitor de maior valor serve como filtro para as variações de corrente quando o amplificador opera com sinais de áudio. O capacitor de menor valor serve para desacoplar as componentes de alta frequência do circuito evitando instabilidade, já que o capacitor eletrolítico, por suas características indutivas não consegue fazer isso. A impedância da carga influi na potência, no entanto, ela não pode ser menor do que 2 ohms. Com impedâncias maiores do alto-falante, o circuito opera perfeitamente, mas sua potência será um pouco menor.
...