LUXAÇAO CURSO MASSOTERAPIA
Por: rts2830 • 13/7/2021 • Trabalho acadêmico • 4.210 Palavras (17 Páginas) • 143 Visualizações
Universidade Paulista UNIP
Luxação
Eunice Moreira da Silva
Leandro Santos
Marinilza de Carvalho Silva
Patrícia de Assis
Viviane Tamburi de Lima
Professores: Débora Bassi
Igor Duarte de Almeida
São Paulo, SP 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
2. OBJETIVO GERAL 05
3. MATERIAIS E MÉTODOS 06
4. DESCRIÇÃO DA DOENÇA 07
4.1 DEFINIÇÕES DE LUXAÇÃO.................................................................................07
4.2 DIFERENÇAS LUXAÇÃO E CONTUSÃO........................................................... 08
4.3 DIFERENÇAS LUXAÇÃO E ENTORSES..............................................................08
4.4 AS LUXAÇÕES MAIS COMUNS...........................................................................09
4.5 ESTATÍSTICAS DA LUXAÇÃO.............................................................................09
4.6 LUXAÇÕES CAUSADAS POR ATIVIDADES ESPORTIVAS................................10
4.7 LUXAÇÕES CAUSADAS POR IMPACTOS NÃO ESPORTIVOS.........................10
4.8 LUXAÇÕES CAUSADAS POR QUEDAS..............................................................11
4.9 SINTOMAS DA LUXAÇÃO....................................................................................13
4.10 DIAGNÓSTICOS DA LUXAÇÃO.........................................................................13
4.11 COMPLICAÇÕES DA LUXAÇÃO........................................................................14
4.12 TRATAMENTOS DA LUXAÇÃO..........................................................................15
4.13 PREVENÇÕES DA LUXAÇÃO............................................................................17
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................18
6. BIBLIOGRAFIAS.....................................................................................................19
1. INTRODUÇÃO
A luxação é um deslocamento de um ou mais ossos de uma articulação e pode envolver separação completa das superfícies de contato ou parcial (subluxação). As luxações mais comuns são: luxação articulação glenoumeral (do ombro), luxação patelar (no joelho), luxação congênita do quadril, luxação de cotovelo.
As causas das luxações são traumas que acometem as articulações, deslocando o osso do seu devido lugar. Além disso, outros fatores podem contribuir como artrite reumatoide, fatores genéticos, e a doença de Ehlers-Danlos.
Hoje em dia muitas pessoas estão sujeitas a deslocar uma articulação. Além das pessoas que fazem exercícios físicos esporadicamente e sem supervisão (os chamados “atletas” eventuais), a má situação das ruas e calçadas favorece muito as quedas, torções e luxações. É preciso tomar muito cuidado para não ter uma fratura ou algum trauma mais severo.
Pessoas mais propensas a quedas, como idosos, crianças, e atletas que recebem alto impacto nas articulações constituem grupo de risco para luxação.
E por que os idosos têm mais risco de luxar uma articulação?
Os idosos acumulam diversos fatores de risco para lesões ortopédicas. Primeiramente eles possuem elementos articulares mais frágeis: há desgaste das cartilagens e elementos ósseos, falta de elasticidade dos tendões e outros tecidos moles. Além disso, muitos idosos são sedentários e têm músculos enfraquecidos, o que faz com que as articulações sejam mais sujeitas a danos. Para complicar mais ainda o quadro, muitos pacientes têm distúrbios do equilíbrio (como labirintite) e caem com frequência. Essas quedas, além de arranhões e hematomas, podem causar contusões, luxações e até fraturas.
Os sintomas iniciais são dores e impossibilidade de realizar o movimento fisiológico do osso deslocado. Com o rompimento de tecidos moles da articulação, desenvolve-se uma inflamação no local que antecede uma reação de cicatrização no local para recuperação dos tecidos perdidos. O diagnostico normalmente é feito com o emprego do Raio-X.
As formas de tratar as luxações incluem uso de anti-inflamatórios e procedimentos cirúrgicos para recolocação do osso no devido lugar. É importante também que se imobilize a parte afetada para cicatrização e recuperação dos movimentos. A fisioterapia é indicada em muitos casos para fortalecimento dos músculos e recuperação dos movimentos.
As luxações, entorses e outros traumas ortopédicos podem ser evitados com cuidados diários simples. Olhar por onde pisa, se segurar ao descer ou subir uma escada evita muitos acidentes. Para idosos, é importante que eles tenham cuidados redobrados.
Se o idoso possui labirintite, é fundamental que utilize todos os remédios, ainda falando de idosos, os cuidadores (familiares, enfermeiros, gerontólogos) devem sempre estar alerta ao ambiente que o idoso frequenta. Por vezes serão necessárias algumas modificações, como instalação de corrimãos ou tapetes antiderrapantes.
2. OBJETIVO GERAL
O presente Projeto tem como objetivo descrever o sistema e a patologia relacionada com as principais articulações tendo base nas aulas das disciplinas de Anatomia Sistêmica e Patologia correlacionando os conteúdos com o tema proposto buscando um maior aprofundamento e aprimoramento do tema Luxação com as disciplinas cursadas no Modulo I do Curso Técnico em Massoterapia.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que auxiliou no aprofundamento do conhecimento prévio dos temas de anatomia das articulações e luxação.
...