Lendo e desenvolvendo produção de textos mais criativos
Seminário: Lendo e desenvolvendo produção de textos mais criativos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaquefreitas • 13/4/2014 • Seminário • 1.532 Palavras (7 Páginas) • 241 Visualizações
Através de pesquisas e conversas com o grupo desenvolveremos um projeto que ira estimular a leitura, procurando ao aluno leitor, perceber o seu potencial quanto ao imaginário, a originalidade e aos aspectos físicos contidos em cada obra como também poder “abrir janela” e se sentir atraído pelo detalhe da narrativa ou ilustração que o encante na sua própria descoberta.
A preocupação com incentivo a leitura e o desenvolvimento da produção de textos mais criativos e com apropriação de um vocabulário mais rico, que tornam a leitura e a sua própria produção pelas crianças de uma forma mais interessante e motivada é ação principal deste trabalho.
O fato de a criança poder viver, mesmo que simbolicamente, através das imagens arquetípicas dos contos, todos os seus sentimentos e emoções, vivenciar todos os conteúdos internos existentes em si, e que nem sempre podem ser vivenciados plenamente na realidade, ajudam-na a crescer de forma mais integrada e a fortalecer o ego para lutar por seus objetivos.
A MAGIA ENTRA EM CENA NA SALA DE AULA
Publico Alvo: Pré I e Pré II
Período: Março
Duração: duas semanas
Justificativas: Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
Objetivos Gerais e Específicos: · Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes, etc.;
· Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos;
· Identificar as marcas temporais presentes nos contos.
Ampliar as possibilidades de movimentos;
· Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Ler, ainda que de forma não convencional;
· Dramatizar histórias, por meio de expressões orais e dança;
· Descrever cenários e personagens;
Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades; Sistematizar situações problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos; Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real; Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar; Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos; Aprender valores; Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
Metodologia:
- Leitura de contos de fadas e histórias infantis:
· Criar situações de fantasia e encantamento;
· Transportar a imaginação para o reino do maravilhoso;
· Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
· Conhecer elementos mágicos: fadas, magos, duendes, anões, gigantes, bruxas, etc.;
· Resgatar a importância que os contos populares e de fadas exercem sobre as crianças;
· Conto das histórias com o tapete de histórias e participação das crianças;
· Reprodução de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideração as seqüências temporais;
· Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
· Apreciação da leitura feita pela professora;
· Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias.
Recursos Utilizados:
Computadores
Impressora
Aparelho de som
Tapete de histórias;
Fantoches de diversos tipos;
Cenário para apresentação de fantoches;
Fantasias de acordo com os personagens;
Lápis de cor, giz de cera, papéis coloridos, tinta guache,
pintura a dedo, cola, tesoura e pincel.
· Livros de contos de fadas e histórias infantis
Avaliação:
A avaliação será feita através da observação diária das crianças, avaliação formativa ao longo de todo o processo, nas atividades propostas, tais como: · Reprodução das histórias, mantendo seqüências temporais, utilizando fantoches; · Dramatização de algumas histórias, utilizando fantasias e músicas com coreografia e apresentação. Pintura, colagem, dobradura e desenho sobre as histórias;
· Produção de textos coletiva com seqüências conhecidas, tendo o professor como escriba;
· Criação de novos finais para os contos;
· Adaptação dos contos, conforme a criatividade dos alunos;
· Reconhecimento de personagens, cenários e títulos de histórias;
· Manifestação dos valores trabalhados nas histórias, nas atitudes do dia-a-dia;
· Apreciação da leitura feita pelo outro;
· Ampliação da linguagem oral
Trabalhamos com projetos em todos os momentos de nossas vidas. Na escola. o projeto é um meio de a pratica,ajudar o aluno a aprender de maneira pratica,tornando a aprendizagem atraente e eficaz.
A realização de um projeto exige processos mentais, tarefas físicas e proposta de problemas e resposta a varias questões .O projeto parte de uma situação problema,um desafio para encontro de solução..
Através do projeto, o
...