Ler E Dort
Pesquisas Acadêmicas: Ler E Dort. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bravocharle • 30/9/2014 • 1.103 Palavras (5 Páginas) • 281 Visualizações
Ergonomia
(Do grego "ergos" que significa trabalho, e "nomos" que significa sabedoria) é uma área de conhecimento que envolve a adaptação de ferramentas às necessidades do trabalhador, ao invés de tentar fazer o trabalhador se adaptar à ferramenta.
• Mobiliário
• Postura
• Posicionamento
• Iluminação
• Temperatura
• Nível de Ruído
Mobiliário
Destacamos:
1. CADEIRA - no trabalho com terminal de vídeo, que implica quase sempre em longas jornadas, a fadiga é a conseqüência de trabalho muscular estático, de modo que a cadeira deve ter características que possam facilitar as mudanças posturais confortavelmente.
Assento e encosto estofados e revestidos de material perspirante, com densidade e consistência à suportar até 2 cm. de depressão, pelo peso do usuário, sem ser mole ou duro.
Assento e encosto reajustáveis para a altura e suporte lombar, para manutenção da anatomia da coluna vertebral; braços para suporte e apoio, sem contudo interferir nos movimentos e na aproximação com a mesa.
O assento terá extremidades arredondadas para não interferir na circulação dos membros inferiores, e os pés da cadeira devem ser os mais estáveis possíveis, com 5 pés e rodízios para sua movimentação.
2. MESA - com dimensões apropriadas ao tipo de tarefa a ser desenvolvida e espaço suficiente para a movimentação do usuário, fazendo com que adote postura correta.
Manter os terminais de vídeo e teclados, nas altura e posições a serem ainda indicados; ser de material anti-reflexivo para evitar incidências desagradáveis de reflexos luminosos nos olhos dos usuários.
3. APOIO PARA OS PÉS - com inclinação de 20 graus para melhorar a firmeza do corpo do operador, bem como para melhorar a circulação venosa de retorno e ajudar na postura angular das articulações de membros inferiores.
Postura
Sentar de modo ereto preservando as curvaturas fisiológicas da coluna vertebral, distribuindo a pressão sobre os discos inter-vertebrais.
Os braços formando ângulo de 90 graus com antebraços, aliviando o trabalho dos ombros, estando os punhos na linha do antebraço, não fletindo além de 25 graus, nem desviando lateralmente.
Apoio na região lombar e coxas nos assentos, ficando mantidas as articulações do quadril, do joelho e do pé em aproximadamente 90 graus; com os joelhos ligeiramente acima da articulação do quadril, para não desestabilizar a coluna vertebral, e apoio para os pés (figura 12).
CABEÇA: A cabeça não deve ser mantidamuito inclinada em relação ao eixo do tronco; Quanto maior for a flexão do pescoço, maiores serão as ocorrências de problemas relacionados a coluna cervical (pescoço).
TRONCO: (COLUNA) Manter a cabeça e a coluna ereta, o abdômen contraído de forma que o peso do corpo seja descarregado na região das nádegas; Posicionar o encosto da cadeira na altura da coluna lombar em atividades de secretaria, digitação, na altura torácica ema tividades de supervisão e reuniões, na altura da coluna cervical em atividades gerenciais; Sempre que houver necessidade de movimentos giratórios, fazê-lo com todo o corpo, evitando-se, assim, torções desnecessárias.
BRAÇOS: Deverão ser mantidos na linha do tronco ou levemente deslocados para a frente; Observar constantemente se os ombros estão relaxados, evitando-se tensões desnecessárias da musculatura, da região dos ombros e pescoço.
PERNAS: Sentar-se de forma a ocupar todo o assento, desde a parte posterior até a parte posterior do mesmo; encaixar a parte sacrococcigeana no espaço livre entre o encosto e o assento (para que o peso seja suportado pelas nádegas).
PÉS: Os pés deverão estar com toda a planta poiada no chão, quando não for possível, deverá ser utilizado apoio para os pés.
Figura 12: Postura correta
Posicionamento
O posicionamento do terminal de vídeo deve estar em 90 graus com o plano da mesa, sendo a sua distância para os olhos de 45 cm a 70 cm, dependendo do tamanho dos caracteres e da tela. O ideal é manter a distância olho/tela, olho/teclado e olho/documento sempre iguais.
O topo da tela do monitor de vídeo deve estar no mesmo nível da linha dos olhos do usuário.
O posicionamento do terminal de vídeo deve ser feito distante de janelas ou de modo que a tela fique perpendicular às janelas ou aberturas, sendo as mesmas protegidas por cortinas ou persianas que tornem a iluminação natural difusa, para diminuir o ofuscamento (figura 13).
A iluminação não deverá incidir diretamente
...