TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lesões No Esporte

Artigo: Lesões No Esporte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Lesões nos esportes são bastante comum em praticantes de atividades físicas casualmente, por exemplo esportistas de finais de semana em sua maioria despreparados fisicamente.

Por mais que atletas de alto nível estejam bem preparados, também não estão dispensados desse mal que acometem com mais frequencia nesta categoria, os jogadores de futebol.

No futebol, as lesões nos membros inferiores são frequentes e algumas bastante graves, necessitando de processo cirúrgico e todo o desenvolvimento fisioterapêutico e físico de forma gradativa. As lesões frequentes variam desde as torções no tornozelo mais comuns, passando pelas musculares até aquelas mais graves como o rompimento do tendão de um músculo chegando a mais grave de todas que é o rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho.

Já na natação, por mais que seja um esporte de baixo impacto, existem lesões, que são causadas por movimentos repetitivos que fadigam os músculos ou forçam demasiadamente alguma articulação. O primeiro motivo, corresponde as caibras bastante frequentes em sedentários mas também comum em atletas por conta de treinos árduos, já as lesões articulares causadas por impacto são geradas pelos movimentos rápidos de alta intensidade como a chicotada dada pelos membros inferiores no nado peito, ou pela constante hiperlordose no nado borboleta. Em natações de longa distância por experiência própria, a articulação glenoumeral e o grupo de músculos que compõe o manguito rotador são os que mais sofrem.

No basquetebol as lesões destacadas são aquelas vindas de impactos com o solo, na ofensiva principalmente choques com adversários. Podemos observar através de um artigo disponibilizado pelo professor Helder as pricipais lesões deste esporte:

Durante duas temporadas de treinos e jogos na Kentucky University Sports Medicine Department revelou que a lesão mais comum foi a entorse do tornozelo depois lesões no joelho, seguida das lesões do punho e na mão.

Na lista de esportes mais praticados que possui um índice alto em causar lesões além dos citados podemos inserir também o vôlei, ginastica e handebol. Com uma analise geral, percebemos que na maioria dos esportes “perigosos” não sei se assim podemos dizer, possuem um grau de impacto alto com movimentos inconstantes e ágeis, que facilitam a causa.

Dificilmente ocorrem fraturas em algum osso,já as micro lesões musculares, estas sim são frequentes em esportes intensos, porem não afastando necessariamente o atleta do esporte, apenas necessitando de descanso muscular de até 48 horas, outras lesões musculares mais graves em que as fibras musculares se rompem parcialmente, dificulta a pratica de esporte por algumas semanas, enquanto as que rompem o músculo por completo, podem levar mais tempo e necessitam da terapia funcional no tratamento.

Se atentarmos na prevenção de lesões através do aquecimento pré treino e relaxamento pós treino é a medida mais eficaz na prevenção, a alimentação também interfere na força muscular além de fornecer energia evitando que o músculo se desgaste principalmente em treinos longos, e por fim o descanso que também faz parte dos três pilares da atividade física é in dispensável para qualquer pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com