Letramento
Ensaios: Letramento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatiedudu • 22/3/2014 • 4.953 Palavras (20 Páginas) • 1.820 Visualizações
Atividades que envolvam a competência dos alunos na linguagem oral e na língua escrita.
ATIVIDADE 1 : Leitura com o professor
UMA PARLENDA PARA RECITAR O ALFABETO
OBJETIVO: O que os alunos podem aprender nesta atividade?
* Ampliar o conhecimento, num contexto lúdico e divertido, sobre a seqüencia do alfabeto e, progressivamente, memorizar a ordem alfabética.
* Ouvir a leitura e apreciar um texto que faça parte do repertorio popular de nossa cultura.
PLANEJAMENTO
* Como organizar o grupo? Para ouvirem a leitura do texto e recita – ló com você, os alunos poderão estar reunidos em círculos.
* Quais materiais necessários? A letra da parlenda e corda para brincar.
* Duração? de 20 a 30 minutos.
ENCAMINHAMENTO
* Ao planejar a atividade, utilize as cópias do texto “Suco Gelado” para os alunos colocarem no caderno. Escreva também o texto na lousa, como suporte para a leitura coletiva. O ideal é que as crianças possam, após a leitura, pular corda e recitar a cantiga em um contexto lúdico. Para tanto, providencie cordas e planeje um local no pátio adequado à brincadeira.
* Ao iniciar a atividade, comente com os alunos que você ira ensinar uma parlenda que geralmente acompanha as brincadeiras de pular corda. Pergunte – lhes se conhecem alguma cantigas de “pular corda” ( ou outra parlenda qualquer). Procure informar – se sobre quem sabe ou gosta de pular corda. Aproveite para explicar que está é uma parlenda especial, pois traz que eles estão trabalhando: as letras do alfabeto.
* Durante a atividade, primeiro recite a parlenda tendo como apoio a lousa – deixe para entregar a copia do texto para os alunos ao final da atividade (eles poderão levar a parlenda para ler com os familiares, ilustrar o texto etc.) Simule a brincadeira: e se uma pessoa erra o pulo e para na letra “D”, qual poderia sser o nome do (a) namorado/namorada? E se for a letra “P”? E a letra “T”? Assim por diante. Escreva os nomes que eles disserem na lousa. Comente também que as letras do alfabeto, na parlenda, aparecem em ordem alfabética.
* Recitar o alfabeto para que os alunos consigam memorizar a ordem alfabética.
* Utilizar a ordem alfabética para, por exemplo, sortear os ajudantes do dia, os alunos que irão iniciar a brincadeira etc. Peça – lhes que recitem em vóz baixa o alfabeto, e quando você falar “para”, eles dizem a letra na qual estavam na recitação.
* Produzir uma “Agenda de Aniversários” com os nomes dos colegas organizados em ordem alfabética.
* Recitar outras parlendas que também apresentam o alfabeto, como: “Com quem você/ Deseja se casar/ Loiro, moreno/ Soldado, capitão /Qual é a letra do seu coração/A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z”.
* “Caso surja a necessidade, apresente uma versão adaptada mais adequada para meninos:” SUCO GELADO, PERUCA ARREPIADA, QUAL É A LETRA DA SUA NAMORADA? A, B, C, D...”.
* Ao final da atividade de leitura, convide os alunos para pular corda e recitar a cantiga.
SUCO GELADO
CABELO ARREPIADO
QUAL É A LETRA
DO SEU NAMORADO?
A B C D E F G H
I J K L M N O P Q
E S T U V W X Y Z
8 - ATIVIDADE 2 - Produção oral com destino escrito.
PRODUÇÃO DE BILHETE PARA OS PAIS: HORÁRIO DA AULA
OBJETIVO: O que os alunos podem aprender nesta atividade?
* Diferenciar a linguagem escrita da linguagem falada.
* Organizar, oralmente, um texto em língua escrita.
PLANEJAMENTO
* Como organizar o grupo? A atividade é coletiva e os alunos podem ficar em suas carteiras.
* Quais materiais serão necessários? Lousa e giz.
* Duração: cerca de 30 minutos.
ENCAMINHAMENTO
* Antes de os alunos começarem o ditado para você, explique-lhes a necessidade de escreverem o bilhete – os pais precisam ser informados corretamente do horário; caso contrário, os alunos poderão se atrasar, ou os pais podem ficar preocupados, entre outras possibilidades.
* Pergunte-lhes quais informações precisam constar desse bilhete e anote-as num canto da lousa.
* Solicite-lhes que pensem qual seria o melhor jeito de começar, e escreva tudo que eles falarem. Por exemplo, alguns podem começar diretamente: ”O nosso horário...” ou algo parecido. Você deve discutir com eles e sugerir adequações, lembrando para quem e para que é o bilhete e perguntando se não haveria uma forma mais completa de iniciá-lo.
* Ao longo da produção, é importante que você releia o que já foi escrito, aponte incoerências e repetições e sempre dê a eles oportunidade de opinar e sugerir.
* É fundamental que você, ao modificar o texto, mostre e explique exatamente o que está fazendo – isso lhes possibilita perceber como a escrita se relaciona com a fala e, por outro lado, como a linguagem escrita é diferente da linguagem falada etc.
* Depois de terminado, copie num papel e providencie cópias para que levem o bilhete para casa.
O que mais fazer?
É importante aproveitar todas as informações possíveis para ler as comunicações que chegam à classe. Assim, ao escreverem bilhetes e cartas, eles terão referências importantes de como fazer. Assunto não falta: como cuidar dos livros que são levados para casa, o que não deve faltar na mochila, informações sobre eventos e reuniões da escola, dicas de programas de TV, passeios, entre outros. Quanto mais os alunos puderem participar dessas situações de comunicação, melhor!
Com o tempo, eles mesmos poderão copiar os bilhetes da lousa, ler sozinhos ou ler para os pais de forma cada vez mais autônoma.
...