Letramento
Dissertações: Letramento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jujutoibias • 4/3/2015 • 2.543 Palavras (11 Páginas) • 242 Visualizações
................................................15
Introdução
O presente trabalho é uma atividade de “Prática supervisionada da disciplina de letramento e alfabetização”, mais concretamente destacaremos uma coletânea de textos e propostas de atividades referentes às práticas que envolvem a temático Letramento como processo de alfabetização.
Porem com o objetivo de contribuir para o aprofundamento e entendimento na aprendizagem e funcionamento da escrita e a leitura.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com alguns links, entrevistas e principalmente experiências adquiridas em sala.
Relembrando o processo de alfabetização
“Estar alfabetizado é saber ler e escrever, usar socialmente a leitura e a escrita, por em prática a leitura e escrita e responder adequadamente as necessidades sociais de leitura e de escrita”
Autora Maria Ap. Cordeiro Matsusati
Aprender a ler, escrever e expressar-se oralmente de forma eficiente e autônoma possibilita ao aluno adquirir conhecimento não só na Língua Portuguesa, mas também de todas as demais áreas, pois por meio da linguagem que o conjunto de conhecimentos socialmente construído é organizado.
Por isso, ao saber ler o aluno consegue interpretar o que está sendo proposto em outras áreas, como Matemática, História, Geografia, etc..., resolver as situações proposta.
O praticar e exercitara leitura através de revistas, jornais, formulários, contas de água, luz, telefone, bula de remédios pois se utilizando de vários estilos de leitura o aluno vai poder diferenciar e constatar um universo de possibilidades.
Com uma boa leitura e escrita, o aluno vai conseguir preencher adequadamente os documentos e outros de necessidades sociais.
Todos as informações necessárias que fazem parte da vida de um individuo, se ele foi alfabetizado, estará mais seguro e confiante para entender o que ali está escrito e para que serve.
A leitura e uma valorização da linguagem oral pois o aluno ao ler diversos temas, vai conhecer mais palavras e maneiras de ser expressar, com isso favorecer o entrosamento com os colegas.
O significado de estar alfabetizado
Estar alfabetizado significa ler, escrever e expressar- se oralmente de forma cada vez
mais autônoma e eficiente com isso o aluno vai adquirindo conhecimentos por meio da linguagem e torna-se capaz de resolver problemas da vida cotidiano
Historicamente, o conceito de alfabetização se identificou ao ensino- aprendizagem da tecnologia da escrita, quer dizer, do sistema alfabético de escrita, que significa capacidade de decodificar os Sinai gráficos durante a leitura, transformando em “sons”, e na escrita, a capacidade de codificar os sons da fala, transformando-os em sinais gráficos.
Segundo Emilia Ferreiro, estar alfabetizado hoje significa:
“Trata-se de produzir texto nos suportes que a cultura define como adequados pra as diferentes práticas, interpretar textos de vários graus de dificuldades em virtude de propósitos igualmente vários, buscar e obter diversos tipos de dados em papel ou tela e também, não se pode esquecer apreciar a beleza e a inteligência de um certo modo de composição, de um certo ordenamento peculiar das palavras que emana a beleza da obra literária.
Se algo parecido com isso é estar alfabetizando hoje em dia fica claro porque tem sido tão difícil.
Não e uma tarefa para se cumprir em um ano, mas ao longo da escolaridade. Quando mais cedo começamos melhor.
“O momento atual....
Portanto ser alfabetizado significa reconhecer e compreender esse símbolos e ser capaz de com eles produzir mensagens compreensíveis para outros alfabetizados, melhorando desse modo a comunicação entre os sujeitos e incrementando, consequentemente,o seu nível e qualidade de vida
Definição dos termos na visão do autor Faraco
Para Carlos Alberto Faraco as atividades educativas de alfabetização deve ser a criação de, meios para que os alunos passam dominar a linguagem escrita.
“Faraco” depende uma escola unitária e letradora, que assegure a fluência e autonomia nos uso mais formais e regulados da língua e suas expressões escrita e oral.
Na visão de “Faraco”, O sistema de escrita é alfabético como memória etimológica ou seja, não é sempre que será possível ter a relação som e letra, o sistema gráfico relativiza o principio geral da escrita, fazendo representações arbitrarias, ou seja, a escrita não respeita regras fixas da fala, deve-se levar em conta a origem da palavra.
Em certas ocasiões, para apropriação da gráfica,é necessário que se trabalhe as estratégias cognitivas, pois como se falou anteriomente há representações arbitrarias .
Faraco comenta que, em certos casos, a pessoa deverá memorizar a palavra ou ir ao dicionário, sempre que tiver duvida.”
O que Faraco quis dizer é que há varias formas de se dizer uma palavra de acordo com o dialeto, e uma única forma de escreve-la .
No processo da construção da escrita, não convem falar em grafias difíceis e fáceis, todas as palavras no começo apresentam o mesmo graus de dificuldade.
Em qualquer criança pode aprender a escrever qualquer palavra.
Em nossa sociedade, todo cidadão, qualquer que seja seu grau de escolaridade ou posição social, já faz parte do mundo letrado, o mesmo acontece com o aluno que chega à escola, e ainda não está alfabetizado, já faz parte desse mundo e interage com a cultura da escrita.
Na escola acriança passa a adquirir o domínio da língua oral e escrita, de fazer o uso do objeto de escrita e leitura, tanto na dimensão da alfabetização como no âmbito do letramento, pois são processo que se mesclam e coexistem na expreriencia de leitura e escrita nas praticas
...