TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Trabalho Escolar: Letramento E Alfabetização. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 7

O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO

A relação entre cultura e educação sugere novas formas de interação entre pessoas e conhecimento. Tais relações têm sido cada vez mais mediadas pelas tecnologias e, consequentemente, novas linguagens estão sendo construídas e que nos levam à pergunta o que é estar alfabetizado hoje. Além de dominar a leitura e a escrita, é necessário pensar nas possibilidades de ver, interpretar e problematizar de maneira crítica as imagens da TV, dos filmes, das publicidades, das notícias e dos jornais saber usar o computador, operar as diversas funções do celular, navegar pelas redes da Internet de forma segura, e compartilhar conteúdos de forma responsável. Nesse universo, a alfabetização é um dos grandes desafios da educação.

Nesse sentido, a educação pode contribuir com uma alfabetização para a cidadania capacitando crianças, jovens e adultos para uma apropriação ativa das mídias. Isso significa ir além, construir uma atitude mais crítica em relação aos programas que assistem aos sites em que navegam e às interações que estabelecem nas redes, pois estar alfabetizado hoje significa muito diante da tecnologia estabelecida como padrão de vivencia midiática, diante dos veículos de comunicação, pois e assim que as pessoas vão aprender a dar valor a leitura e escrita, e vão se informatizar e informar muito mais das coisas que estão acontecendo ao seu redor e ao redor do mundo aprendendo assim a exercer sua cidadania sem muitos problemas pois sendo alfabetizado e que aprendemos a ler e compreender o que estamos lendo e desenvolver nossa capacidade de entendimento.

Decodificar: é o procedimento utilizado para que o leitor tenha uma melhor identificação entre letras e sons, e um conhecimento crucial e decisivo, pois alguns, leitores costumam manifestá-lo decifrando letra por letra, ou identificando como sílabas e partes de palavras. É esse processo de análise, isto é, de decifração de pequenas unidades que faz com que o leitor, consiga ler palavras que nunca foram vistas antes, mesmo sem compreender o seu significado. Para o aprendiz iniciante a aplicação desse princípio de análise fonológica é ainda mais importante, porque para ele, as maiorias das palavras escritas que aparecem na leitura são realmente novas, Esse procedimento de reconhecimento global é aplicado por crianças, especialmente a palavras e textos familiares que aparecem com mais frequência no caso do nome próprio textos memorizados. Para a criança no início da alfabetização esse procedimento ajuda na compreensão e na formação de atitudes favoráveis ao ato de ler. Ler e escrever tem a função de comunicar algo. No início do aprendizado da leitura, a criança apenas decodifica o texto, mais das exigências para que uma pessoa ocupe um cargo eletivo é que seja alfabetizada. Na questão autonomia Ser capaz de aprender autonomamente é uma garantia de desenvolvimento pessoal, maior espaço de liberdade interior e exterior, e melhor adaptação a um ambiente em contínua transformação. Na realidade, todos somos capazes de aprender de forma autônoma.

Aqui vamos apenas descrever o significado do aprender a conhecer, que é a capacidade de estabelecer pontes entre os diferentes saberes, para que cada um aprenda a compreender o mundo que o rodeia com dignidade, e assim desenvolver capacidades profissionais e de comunicação. Portanto a aprendizagem é um processo de aquisição de conhecimento o que permiti a experiência da transformação dos seres humanos que ao aprender modificam-se. Contudo podemos considerar que a aprendizagem não é simplesmente um ato de memorização, é mais do isto, é o processo de construção de conhecimento.

CONTO = O conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax, num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto.

FÁBULA = As fábulas (do Latim fabula, significando "história, jogo, narrativa", literalmente "o que é dito") um são uma aglomeração de composições literárias em que os personagens são animais que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo é um gênero muito versátil, pois permite diversas maneiras de se abordar determinado assunto.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS = As histórias em quadrinhos, quadrinhos, gibi, HQ, revistinha é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados géneros e estilos. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais. Também é conhecida por arte sequencial e narrativa figurada.

LENDA = É uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação humana. As lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que lenda é uma degeneração do Mito. Como diz o dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", porém como sabemos as lendas em muitos povos são "os livros na memória dos mais sábios".

POESIA = É um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. È uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras.

Leitura com o professor

UMA PARLENDA PARA RECITAR O ALFABETO OBJETIVO: O que os alunos podem aprender nesta atividade?

* Ampliar o conhecimento, num contexto lúdico e divertido, sobre a sequência do alfabeto e, progressivamente, memorizar a ordem alfabética.

* Ouvir a leitura e apreciar um texto que faça parte do repertorio popular de nossa cultura.

PLANEJAMENTO:

* Como organizar o grupo? Para ouvirem a leitura do texto e recita – ló com você, os alunos poderão estar reunidos em círculos.

* Quais materiais necessários?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com