Letramento E Alfabetização
Projeto de pesquisa: Letramento E Alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: asb210488 • 3/3/2014 • Projeto de pesquisa • 2.542 Palavras (11 Páginas) • 226 Visualizações
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO _________________________________________________04
2- RELEMBRANDO O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO _____________05
3- O SIGINIFICADO DE ESTAR ALFABETIZADO_____________________06
4- DEFINIÇÕES DOS TERMOS SEGUNDO FARACO__________________07
5- APRESENTAÇÃO DAS CARACTERISTICAS DOS GÊNEROS TEXTUAIS______________________________________________________08
6- PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO______________10
7-PERCEPÇÕES SOBRE A IMPORTANCIA DO TRABALHO COM
TEXTOS EM SALA DE AULA_____________________________________11
8- ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS DE MEMÓRIA______________________________________________________12
9-PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE QUE ENVOLVA LEITURA E ESCRITA_______________________________________________________14
10- CONCLUSÕES_______________________________________________15
11- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS_____________________________16
INTRODUÇÃO
As etapas do trabalho foram divididas entre as integrantes para que cada uma ficasse responsável por uma parte da pesquisa, ficando decidido que após o término desta fase, haveria uma nova reunião para que todos avaliassem o material coletado e assim o trabalho pudesse ser elaborado.
Através das pesquisas realizadas foi possível refletir sobre o processo de alfabetização, letramento e seu real significado, baseado nas ideias Faraco e de Magda Soares entre outros educadores.
Relembrando o processo de alfabetização
ESTAR ALFABETIZADO É...
...poder fazer parte do mundo da escrita e da leitura, e a partir daí entender significados. Estar alfabetizado é também nos permitir adquirir conhecimentos e informações aprimorando nossa leitura do mundo.
(Anna Cláudia Caetano da Silva)
...ultrapassar o limite do ler e escrever é saber utilizar esse aprendizado como instrumento para promover a mudança social, alfabetizado é aquele que consegue ler o mundo em que vive e tem a compreensão para transforma-lo.
(Maria Regina da Silva)
...atribuir significados e funções sociais a leitura e escrita, é ir além da decodificação dos símbolos gráficos e sim entender e participar do mundo a seu redor, pois quando lemos e escrevemos adquirimos conceitos e interagimos com o meio em que vivemos.
(Daniela Aparecida de Mello Silva de Moura)
O SIGNIFICADO DE ESTAR ALFABETIZADO
Alguns professores desenvolvem seu trabalho a fim de alfabetizar de uma forma sintética e acredita que ele se concretizou junto com o fim da cartilha, não se preocupando com a metodologia, podendo não entender porque alguns de seus alunos não conquistaram o domínio da leitura e escrita ou não compreende a sua função social. Esses professores não conseguem entender a importância e o significado da alfabetização.
A alfabetização vai além da aprendizagem mecânica, é saber ler e escrever aprendendo o sentido que os mesmos, têm na sua sociedade, e é construído através de um longo processo, onde o individuo reflete, organiza e se apropria do código alfabético.
Quando um indivíduo está alfabetizado, ele não apenas decifra mecanicamente correspondências entre fonemas e grafemas, mas se apropria da leitura e escrita como um instrumento social.
Um indivíduo alfabetizado consegue desenvolver competências discursivas que os possibilita resolver problemas, tornando-o um cidadão crítico capaz de expressar sua opinião diante a sociedade.
O individuo torna-se um ser global, tendo condições necessárias para decifrar os símbolos que regem a sociedade humana, podendo escrever algo que possa fazer a diferença na sua vida e na de todos.
DEFINIÇÃO DOS TERMOS NA VISÃO DO AUTOR FARACO.
ALFABETIZAÇÃO: Capacidade de decodificar, ler e escrever autonomamente. É um a parte pequena, mas importante, de um processo maior que é a aprendizagem da língua.
LETRAMENTO: conjunto mais amplo de conhecimentos que permite participar do universo letrado (FARACO, 2006, p.24)
Segundo Faraco, decodificar é o mesmo que decifrar os códigos que articulam o uso da língua com os contextos sociais ou as situações de interação, isto é esclarecer ou descobrir o sentido de tudo o que se lê e escreve. É a interpretação da leitura realizada, é o transformar da língua escrita em língua oral.
Ler é a capacidade de extrair sentido de símbolos ou impressões. A leitura não deve ser feita por partes e sim como um todo. A leitura tem como objetivo a compreensão do leitor.
Escrever é diferente de falar, para escrever o aluno ouve o som e tenta codificar esse som em letra. A aprendizagem da escrita possui o objetivo de comunicar e a mesma deve ser ensinada de forma paralela, porém separada e autônoma do ensino da leitura.
A leitura e escrita estão ligados um ao outro, isto é, um depende do outro, porém sua forma de uso é que são diferentes.
Aprendizagem é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente, nesse processo o conhecimento é construído e reconstruído continuamente.
APRESENTAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS TEXTUAIS
...