Letramento E Alfabetização
Pesquisas Acadêmicas: Letramento E Alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lucianappcaetano • 23/3/2014 • 1.986 Palavras (8 Páginas) • 269 Visualizações
1 Introdução..................................................................................................................5
2 Relembrando o processo de alfabetização...............................................................6
3 O significado de estar alfabetizado...........................................................................7
4 Definição dos termos na visão do autor Faraco......................................................8
5 Apresentação das Características dos gêneros textuais..........................................9
6 Propostas das atividades de alfabetização...............................................................10
7Percepções sobre a importância do trabalho com texto em sala de aula..............11
8Atividade envolvendo leitura e escrita....................................................................12
9 Planejamento de atividade envolvendo leitura e escrita.........................................14
10 Considerações finais.................................................................................................17
11 Referências bibliográficas........................................................................................18
Introdução
O presente trabalho é sobre Alfabetização e Letramento.
Nele apresentamos os conceitos e as diferenças entre ser um indivíduo alfabetizado e um indivíduo letrado, como também encontram-se especificados diversos gêneros textuais.
Todos os dados aqui registrados foram extraídos de várias fontes bibliográficas, sendo enriquecido com diversas atividades de alfabetização e também atividade baseada aos Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCN 2007 ).
1ª Relatório: Relembrando o processo de alfabetização
Alfabetização é um processo praticamente mecânico aprendido, na maioria das vezes dentro de sala de aula, que seguindo esta linha de raciocínio a alfabetização um dia tem fim, isto é, termina quando um indivíduo adquiri a capacidade de compreensão dos sinais que compreendem determinada língua escrita.
Ser plenamente alfabetizado, segundo entendimentos da aluna Luciana Caetano, é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relacioná-los em um campo social determinado.
Estar alfabetizado é quando a pessoa lê e escreve sílabas simples, dominando a estrutura silábica e sabendo decodificar. Também é importante saber dominar a letra cursiva na opinião de Jucelina Duarte.
Segundo a aluna Katiuse Rodrigues, a alfabetização é quando começamos a compreender o sistema de representação de linguagem escrita percebendo que uma palavra é composta por letras e tem um valor sonoro, podendo assim entender o mundo.
Na opinião da aluna Mariana Marques, um indivíduo considerado alfabetizado é quando ele domina a linguagem oral e escrita, promovendo a sua socialização.
Ao final,Tânia Vanessa de Araújo considera que estar alfabetizado significa atribuir significado as funções sociais vinculadas a escrita.
2ª Relatório: O significado de estar alfabetizado
A alfabetizaçãodeve ser compreendidacomo processo que vai muito além da aquisição do código, de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para formar frases.
Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos.A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz.É apto a escrever uma carta, é ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal.
É poder no mundo da cultura da tela e das imagens e sons com os meios eletrônicos, conseguir acessar informações e delas se utilizar com senso crítico e não apenas “copiar” e “colar”.
3ª Relatório: Definição dos termos na visão do autor Faraco
Escrever é diferente de falar, o aprendizado da escrita requer, paciência e maturidade. A leitura tem um objetivo que é a compreensão do texto e o objetivo da escrita é a comunicação, que dá acesso a leitura.
Escrita e leitura estão ligados um ao outro, ou melhor, um dependendo do outro, porém a sua forma de uso é que são diferentes.
A leitura é a capacidade de extrair sentidos dos símbolos escritos e impressões. A leitura deve ser feita como um todo do texto e não por partes, quando pegamos um texto, podemos saber do que se trata quando temos um título, ou algumas palavras chaves contidas no texto.
Decodificar é o mesmo que decifrar, esclarecer ou descobrir o sentido de tudo o que se lê e escreve. È a interpretação da leitura realizada, é o transformar da língua escrita em língua oral.
Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência constituída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Neste enfoque o conhecimento é construído e reconstruído continuamente.
4ªRelatório: Apresentação das Características dos gêneros textuais
• Conto-é uma obra de ficção que cria um universo de seres e conhecimentos de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo. Ele se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem
...