Letramento E Alfabetização
Exames: Letramento E Alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: robertaar • 3/4/2014 • 4.232 Palavras (17 Páginas) • 336 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
NOME DO ALUNO: ANA CLÁUDIADA CONCEIÇÃO
NOME DO ALUNO: CLAUDIA MELLO
NOME DO ALUNO: DILVANI CUNHA CAMPOS
NOME DO ALUNO: JULIET FERREIRA ARRUDA DE SOUZA
NOME DO ALUNO: ROBERTA ALVES DE RAMOS
NITERÓI-RJ
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
NOME DO ALUNO: ANA CLÁUDIADA CONCEIÇÃO RA: 4351853342
NOME DO ALUNO: CLAUDIA MELLO RA:3876730617
NOME DO ALUNO: DILVANI CUNHA CAMPOS RA: 4756771749
NOME DO ALUNO: JULIET FERREIRA ARRUDA DE SOUZA RA:5560122545
NOME DO ALUNO: ROBERTA ALVES DE RAMOS RA: 4540771690
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização”, sob orientação do professor-tutor a distância Adalgisa Bergamin Diples.
NITERÓI-RJ
2013
Sumário
Introdução 4
Relembrando o processo de alfabetização 5
O significado de estar alfabetizado 7
Definição dos termos na visão do autor Faraco 10
Apresentação das características dos gêneros textuais 12
Proposta das atividades de alfabetização 13
Percepções sobre a importância o trabalho com texto em sala de aula ....................................15
Planejamento da atividade que envolva a leitura e escrita .......................................................16
Considerações finais ................................................................................................................19
Referencias bibliográficas .......................................................................................................20
Introdução
Em nossa abordagem sobre Alfabetização e letramento enfatizaremos uma coletânea de atividades contendo dados sobre o desenvolvimento das habilidades de leitura.
Traremos à tona a importância e a conscientização do uso da leitura no processo de produção de texto, sobre a função das propostas didáticas para a produção de texto e revisão.
Abordamos ideias que resultam ao processo de alfabetização baseadas na compreensão dos pressupostos que envolvem os conceitos de letramento e alfabetização.
Relembrando o processo de alfabetização
Autora: Roberta Alves de Ramos
Relembrar o meu processo de alfabetização é relembrar de um momento muito importante da minha infância, pois foi muito prazeroso para mim o primeiro contato com as letras. Entrei na escola com quatro anos de idade na educação infantil, o que certamente ajudou muito no processo de alfabetização. Não me lembro exatamente do método de ensino utilizado, mas lembro-me da cartilha. Fui alfabetizada com a professora Marcele que era excelente, mesmo trabalhando com método tradicional ela respeitava a individualidade de cada aluno e buscava conhecer a história de vida de cada um de nós e nos orientava tanto nos conteúdos escolares, quanto na vida dentro e fora da escola. Não tive muitas dificuldades no meu processo de aquisição da leitura e escrita, sempre gostei muito de ler. Um dos momentos mais marcantes foi quando consegui ler o livro de historinhas que ganhei do meu pai, com ajuda da professora.
Autora: Claudia Mello
Fui alfabetizada no Colégio Municipal Castelo Branco, forma tradicional .Lembro-me das histórias e desenhos, liamos para turma as letras e fazíamos exercícios iguais a cada introdução. Treinávamos traçados das letras cursivas enchendo as linhas.
Todos os dias levavamos para casa atividades da letrinha que aprendemos .Minha professora era carinhosa e organizada. Tinha o domínio de encantar todos. Dentro de todas as minhas memórias era a forma de como ela contava as histórias com muita realidade e formosura. Era mágico .Até minha adolescência eu ia visitá-la levando um beijinho ou uma flor por todo carinho de nos alfabetizar. Infelizmente ela faleceu.
Autora: Dilvani Cunha Correa
Tenho ótimas recordações do meu processo de alfabetização, ele aconteceu num ambiente informal ou seja; fundo de quintal, como resultado aos cinco anos de idade já estava alfabetizada, porém tive que esperar o meu ingresso na escola regular que aconteceu aos 7 anos e na ocasião fui matriculada na 2ª série.
Autora: Ana Cláudia Conceição
Minha alfabetização, foi muito marcante. Pois lembro me bem da época em que fui alfabetizada. Entrei na escola com nove anos de idade, por motivos pessoais(separação dos meus pais).A cada dia estava em um lugar diferente. O nome da escola era Escola Estadual Baltazar Bernardino,
...