TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Dissertações: Letramento E Alfabetização. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  5.179 Palavras (21 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 21

Sumário

Capítulo I – Relatório I.....................................Estar alfabetizado é

Capítulo II – Relatório II.............o que significa estar alfabetizado

Capítulo III - Relatório III...............................definições de termos

Capítulo IV - Relatório IV.........características de gêneros textuais

Capítulo V - Relatório V.............................................plano de aula

Capítulo VI - Relatório VI...............considerações dos temas 1 e 2

Capítulo VII - Relatório VII....................................plano de aula II

Capítulo VIII - Relatório Final

Bibliografia

Relatório I

Estar alfabetizado é o sonho da maioria das crianças e pais, quando uma criança ou adulto está alfabetizado, não liga mais para certos detalhes, os seres humanos não se apegam a coisa que já possui, todos buscam seus conhecimentos antes de ter esse conhecimento dão grande valor depois de obtidos esses conhecimento se torna tão parte de nós que não lembramos certos detalhes, é algo que um professor se orgulha, quando um professor realiza em sua turma a hipótese de escrita e vê que seus alunos avançaram e percebe que seu trabalho está bem feito, e não basta apenas saber ler e escrever se não souber interpretar aquilo que se está lendo, além de que uma criança só aprende se estiver pronta para receber o conhecimento.

Entrei na escola com cinco anos, o que seria o Pré , quando entrei já sabia as letras do alfabeto e contar, o que aprendi com meus irmãos que já estavam na escola. Na primeira série fui alfabetizada, aprendi a ler , escrever e fazer contas através de cartilhas, que continham textos e muitas figuras, palavras a serem completadas, palavras pontilhadas, balões com desenhos para contarmos e identificar qual balão tinha mais ou menos figuras ou quantas figuras tinha nos balcões, aprendíamos também a fazer contas com o famoso ábaco.

Todo o dia voltava para casa com muitas tarefas, textos para copiarmos, o que ajudava no aprendizado, tínhamos cartilha de língua portuguesa, matemática e ciências, aprendíamos muito dessa forma.

Tenho boas recordações, pois tive ótimas professoras.

Relatório II

O que significa estar alfabetizado.

Estar alfabetizado é poder ir além do código escrito

É apropriar-se da função social constituinte dos atos de ler e escrever.

Ser alfabetizado é fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano.

É ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal.

É estar apto a escrever uma carta.

É poder, no mundo da cultura da tela e das imagens e sons com os meios eletrônicos, conseguir acessar informações e delas se utilizar com senso crítico e não apenas “copiar” e “colar”.

Enfim, ser alfabetizado não é ser capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para formar frases.

Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz.

Relatório III

Decodificar é o mesmo que decifrar, identificar o código, sendo a identificação e interpretação o entendimento dos sinais linguísticos. Aprender autonomamente quer dizer aprender realizar com uma motivação, alguns conteúdos, algumas técnicas e uma evolução que procede da própria pessoa que aprende e são realizados por ela. É o contrário da aprender de forma supervisionada, no qual os objetivos, os conteúdos, as técnicas de aprendizagem e a evolução são realizados por pessoas externas (professores e instrutores).

Ler: É uma atividade muito rica e complexa que envolve não só conhecimento fonético, mas também culturais e ideológicos. Mais que a decodificação, a leitura é uma atividade de interação, onde leitor e texto interagem entre si, obedecendo aos objetivos e as necessidades socialmente determinadas. O hábito de leitura é uma prática extremamente importante para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação.

O prazer da leitura deve ser despertado logo na infância. Ler faz parte da formação cultural de cada indivíduo. A leitura estimula a imaginação, proporciona a descoberta de diferentes hábitos e culturas, amplia o conhecimento e enriquece o vocabulário.

Escrever: É representar por meio da escrita, compor obras literárias, científicas, dirigir cartas, bilhetes... Escrever tal como falar, revela o significado da língua comum, personalizada pelo conteúdo existente daquele que escreve.

A escrita é o código gráfico de sentimentos, emoções, percepções e interesses humanos que exige imaginação e disposição.

Autonomamente é um advérbio de derivação autônomo, que tem, ou em que há autonomia, ou seja, que não depende do outro para a realização de alguma atividade.

A aprendizagem é o conhecimento e o conhecimento é o processo de aprender, aprendizado. Aprendizagem é um fenômeno ou um método relacionado com o ato ou efeito de aprender. A aprendizagem estabelece ligações entre certos estímulos e respostas equivalentes, causando um aumento da adaptação de um ser vivo ao seu meio envolvente.

Sendo um fenômeno que faz parte da pedagogia, a aprendizagem é uma modificação do comportamento do indivíduo em função da experiência. A aprendizagem escolar se distingue pelo caráter sistemático

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com