Letramento E Alfabetização
Monografias: Letramento E Alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taniacorrea • 17/3/2015 • 880 Palavras (4 Páginas) • 272 Visualizações
Letramento e Alfabetização
Etapa 1
Passo 1
Comecei a estudar em 1991,tinha 7 anos, na 1ª série na escola Castro Alves em minha cidade natal Vera-Cruz\São Paulo. Minha professora chamava Sayoko, lembro que gostava e admirava muito ela.
A minha alfabetização foi na 1ª série, no ano de 1991, a minha professora era muito tranquila, mas brava e firme quando necessário com os alunos.
Lembro de livros e não de cartilhas, que copiava as lições proposta pela professora.
Minha mãe auxiliou no que pode com as tarefas, pois sabia pouco também porque estudou ate a 4ª série.
Não tenho más recordações, pois acredito que era o odo que os professores sabiam alfabetizar, mas esses métodos foram sendo mudados e aprimorados com o passar do tempo.
Passo 2
“Estar Alfabetizado é...”
É de pequena que a criança desenvolve a curiosidade em saber ler e escrever, tornando a pergunta: "lê pra mim?" famosa. E é com alegria que pais e professores acompanham os primeiros passos à escrita - reconhecendo letras, palavras e formação de frases. O processo de alfabetização da criança começa exatamente neste período e tem sua continuidade com a chegada do ano escolar.
No entanto, é preciso ressaltar que alfabetizar vai muito além da decodificação de letras, ou seja, do usual aprender a ler e escrever. É função do professor usar a metodologia da Língua Portuguesa no processo da alfabetização, orientando o aluno ao uso da escrita e leitura de modo interpretativo, para que seja possível à criança não só ler e escrever, mas compreender o que foi lido e saber fazer uso da palavra.
A este processo dá-se o nome de letramento. Ler, compreender o conteúdo, interpretar e poder discutir o tema são características de um aluno letrado. "Ao assumir estas peculiaridades, educador e aluno entram num processo interdisciplinar, no qual a criança compreende que o que aprende nas aulas de Língua Portuguesa pode e deve ser usado em outras disciplinas, ou seja, ela
não vai simplesmente decorar uma passagem de História ou nomes de Geografia, mas sim, entender cada fato e interagir com o conteúdo", explica o educador pela Universidade de São Paulo (USP), José Luís Landeira.
Passo 3
O que significa estar alfabetizado
O conceito de alfabetização não é fixo, mas uma construção histórica que muda conforme se alteram as exigências sociais e as tecnologias de produção de texto. Os novos meios entram não somente na vida profissional, mas no cotidiano pessoal. Permitem ler e produzir textos e também fazê-los circular de maneira absolutamente inédita.
É poder transitar com eficiência e sem temor numa intrincada trama de práticas sociais ligadas à escrita. Ou seja, trata-se de produzir textos nos suportes que a cultura define como adequados para as diferentes práticas, interpretar textos de variados graus de dificuldade em virtude de propósitos igualmente variados, buscar e obter diversos tipos de dados em papel ou tela e também, não se pode esquecer, apreciar a beleza e a inteligência de um certo modo de composição, de um certo ordenamento peculiar das palavras que encerra a beleza da obra literária. Se algo parecido com isso é estar alfabetizado hoje em dia, fica claro por que tem sido tão difícil. Não é uma tarefa para se cumprir em um ano, mas ao longo da escolaridade. Quanto mais cedo começar, melhor.
Estar alfabetizado é poder ir além do código escrito;
É apropriar-se da função social constituinte dos atos de ler e escrever;
Ser alfabetizado é fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano;
...