Letramento E Alfabetização
Artigos Científicos: Letramento E Alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dan22 • 23/3/2015 • 3.175 Palavras (13 Páginas) • 820 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
NOME: ANDRÉA LOURENÇO RA: 7324550998
NOME: DAMARIS PEREIRA DOS SANTOS RA: 1299334351
NOME: DANIELE BARBOSA CORREA RA: 7581599926
NOME: JAQUELINE DE BRITO RA: 7324463997
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
TUTORA: ROSE ELAINE DE OLIVEIRA SANTOS
TAUBATÉ
NOVEMBRO/ 2014
ALFABETIZAÇÃO
Falar sobre alfabetização é se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado. Citaremos abaixo o olhar individual e discussão apresentada pelo grupo sobre a Alfabetização.
“Estar Alfabetizado é ir além do mundo imaginário da criança, é procurar conhecer através da leitura de letras, palavras, frases e textos a expressão do mundo”.
Andréa Lourenço
“Estar alfabetizado é entender que estamos em um processo de construção constante da aprendizagem. É dentro deste principio que nossa leitura será mais completa e dinâmica”.
Damaris Pereira dos Santos
“Estar alfabetizado é ser capaz de ler e produzir textos para atender vários propósitos, onde a criança compreende a forma alfabética de escrever. É aprender a interpretar tudo que está lendo. É saber “brincar” com as letras, frases e textos, formar palavras, aprendendo a transmitir idéias e pensamentos. É adaptar-se a função social constituintes dos atos de ler e escrever, é fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano, é ser capaz de ler um livro, um jornal, uma revista, é estar apto a escrever uma carta, é poder ir muito além do código escrito. É poder conseguir acessar informações e delas aplicar com senso critico e não apenas o “copiar e colar””.
Daniele Barbosa Correa
“Estar alfabetizado é ir além do que se pode ler e escrever e sim ser criativo, curioso, pesquisador, ou seja, desafiar seus próprios limites”.
Jaqueline de Brito
ALFABETIZAR SIGNIFICA...
Com base nas discussões do grupo, percebemos que estar alfabetizado é ir além do processo continuo, tem sua função social.
Saber ler e escrever é, na verdade, mais do que dominar um instrumento, pois o cidadão se insere na sociedade. Não significa apenas conhecer o sistema alfabético da língua escrita, saber fazer letras ou lê-las em um ato de leitura. O uso adequado da linguagem escrita e de outras linguagens supõe saber ler criticamente diferentes tipos de textos, desfrutar de um texto literário, expressar claramente, em uma carta, os sentimentos.
Quem escreve põe em jogo seus conhecimentos sobre a língua escrita, o sistema de escrita, o sistema de notação alfabética e também sobre a situação de produção.
A alfabetização é uma atividade pedagógica, inserida no processo ensino/aprendizagem de línguas, que tem como intenção preparar o cidadão com mais um instrumento de comunicação verbal, a escrita.
"O processo de alfabetização nada tem de mecânico do ponto de vista da criança que aprende. A criança constrói seu sistema interativo, pensa, raciocina e inventa buscando compreender esse objeto social complexo que é a escrita.”
"Quando uma criança escreve tal como acredita que poderia ou deveria escrever certo conjunto de palavras, está oferecendo um valiosíssimo documento que necessita ser interpretado para ser avaliado. Aprender a lê-las, interpretá-las é um longo aprendizado que requer uma atitude teórica definida."
Emilia Ferreiro
DEFININDO TERMOS DA ALFABETIZAÇÃO
Historicamente na educação muitos termos tomaram novos sentidos, faz-se necessário uma pesquisa para compreendermos cada termo e termos praticas alfabetizadoras coerentes para o uso correto desse processo.
Portanto, segundo o dicionário Aurélio definimos as palavras:
• Decodificar: Escrever em linguagem clara e comum um texto escrito em código.
• Ler: É um conjunto de habilidades e conhecimentos linguísticos e psicológicos, estendendo-se desde a habilidade de decodificar palavras escritas até a capacidade de compreender textos escritos. Ler é um processo de relacionamento entre símbolos escritos e unidades sonoras, e é também um processo de construção da interpretação de textos escritos.
• Escrever: É um processo de relacionamento entre unidades sonoras e símbolos escritos, e é também um processo de expressão de idéias e de organização do pensamento sob forma escrita. Escrever engloba desde a habilidade de traduzir fonemas em grafemas, até habilidades cognitivas e metacognitivas; inclui habilidades motoras, ortografia, uso adequado da pontuação, habilidade de selecionar informações relevantes sobre o tema do texto e de decidir como desenvolvê-lo, habilidade de organizar as idéias no texto, de estabelecer entre elas, de expressá-las adequadamente.
• Autonomamente: De maneira autônoma; em que há autonomia. Que não depende de outro.
• Aprendizagem: Ação, processo, efeito ou consequência de aprender; aprendizado. A duração do processo de aprender; o tempo que se leva para aprender. O exercício inicial sobre aquilo que se conseguiu aprender; experiência ou prática.
• Conhecimento: Ato ou efeito de conhecer. Informação ou noção adquirida pelo estudo ou pela experiência. Consciência de si mesmo.
GÊNEROS TEXTUAIS
O
...