Levantamento Bibliográfico Preliminar
Pesquisas Acadêmicas: Levantamento Bibliográfico Preliminar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ElianeMesquita • 16/6/2014 • 1.322 Palavras (6 Páginas) • 747 Visualizações
Universidade Estácio de Sá
Curso de Pedagogia EAD
Tema: Gestão Escolar
Eliane – Matrícula:
Levantamento Bibliográfico Preliminar
1) BARTNIK, Helena Leomir de Souza. Gestão Educacional: 1ª edição. Curitiba: IBPEX, 2011.
É graduada em Pedagogia, especialista em Educação Brasileira - Questões e Perspectivas e mestre em Educação. Cursou disciplinas isoladas no programa de doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e foi professora com dedicação exclusiva na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), ministrando as disciplinas de Administração Escolar, Orientação Educacional, Didática, Orientação Vocacional e Estágio Supervisionado. Foi subchefe do Departamento de Educação e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unioeste e da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). Foi coordenadora e professora do curso de Pedagogia da Universidade Positivo (UP), ministrando, em cursos de formação de professores, as disciplinas Didática e Prática Pedagógica, Metodologia do Ensino, Construção do Conhecimento, Organização do Trabalho Pedagógico, Gestão Educacional e Estágios, bem como palestras sobre temas voltados às diretrizes da pedagogia, atuando em reconhecimento da renovação do credenciamento de cursos. Foi coordenadora e professora de cursos de especialização em Organização do Trabalho Pedagógico e Metodologia de Ensino. Possui vários artigos publicados em anais e periódicos nacionais. Atualmente, é consultora educacional da Fundação Bunge, atuando na formação de voluntários e professores da rede municipal.
2) DEMO, Pedro. Participação é conquista: noções de política social e participativa. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1999.
É graduado em Filosofia e Doutor em Sociologia, com pós-doutorados na Alemanha e Estados Unidos. É Professor Titular Aposentado do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, instituição que lhe conferiu também o título de Professor Emérito. É Bolsista 1B de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Estes livro trabalha com o conceito de participação, abordando suas matrizes conceituais, possibilidades e limites teórico-práticos, além dos objetivos e canais de participação.
3) FREIRE, Paulo - Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. Pelo mesmo motivo, sofreu a perseguição do regime militar no Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio. Foi educador brasileiro. O método de alfabetização Paulo Freire foi aplicado em diversos países. Foi membro do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco. Foi professor da UNICAMP. Foi secretário de Educação da Prefeitura de São Paulo.
4) PARO, Vitor Henrique. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez, 2011.
Professor colaborador sênior na Faculdade de Educação da USP, onde exerce a docência e a pesquisa, e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar (Gepae). Foi pesquisador sênior na Fundação Carlos Chagas e professor titular na PUC–SP. É autor, entre outros, dos seguintes livros: Administração escolar: introdução crítica, Gestão democrática da escola pública, Por dentro da escola pública, Reprovação escolar: renúncia à educação, Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação e Crítica da estrutura da escola.
5) FREIRE, Wendel. Gestão Escolar: reflexões e práticas do/no cotidiano escolar. Rio de Janeiro: WaK, 2009.
Graduado em letras (UNESSA) especialista em Tecnologia Educacional(UCAM)e mestrando em educação pela UFF, na lista de pesquisa em Estudos do Cotidiano e Educação popular. Há sete anos, trabalha no projeto O dia na Sala de Aula (projeto de jornal e educação do grupo O Dia de Comunicação)e pesquisa sobre a confluência entre os campos comunicacional e educacional, Organizador do livro Tecnologia e Educação: as Mídias na pratica docente.
Esta publicação traz diálogos entre docentes e discentes em torno da Gestão Democrática. Várias questões são suscitadas ao tocar no termo, e algumas respostas emergem de práticas cotidianas que são relatadas e problematizadas ao longo de seis ensaios. Questões miúdas e graúdas entrecruzam-se no ambiente escolar, diante de educadores empenhados na busca pela democratização efetiva do espaço escolar e pela emancipação humana. Entre textos individuais e coletivos, o livro combina reflexões teóricas e práticas dialógicas importantes.
6) HORA, Dinair Leal da. Gestão Democrática na Escola. Coleção magistério: Formação e trabalho pedagógico. Capinas, São Paulo: Papirús,1994.
Possui graduação em Pedagogia Administração Escolar pela Universidade Federal do Pará (1978), graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1977), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e pós-doutorado em educação pela Universidade de São Paulo – USP (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Consultora ad hoc das Revistas Vertentes (São João Del-Rei), Linhas (UDESC), Fórum Crítico da Educação e Percursos (UDESC), e analista em ciência e tecnologia da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão democrática, política educacional, avaliação institucional, currículo e educação.
7) LUCK,
...