Licenciatura Em Matematica
Pesquisas Acadêmicas: Licenciatura Em Matematica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 27/10/2014 • 611 Palavras (3 Páginas) • 232 Visualizações
1- Como ensinar Matemática nos dias de hoje?
A maneira como a matemática é ensinada nas escolas muitas vezes desestimula os alunos e tem como consequência o não aprendizado do conteúdo, certamente depende do educador com a sua maneira de despertar o interesse dos alunos. Hoje professores procuram novas maneiras de despertar esse interesse dos alunos buscando novos conhecimentos e novas maneiras de ensinar trazendo para a sala de aula jogos e tecnologia.
Faz-se necessário o diálogo e a articulação da escola com o universo do trabalho para ampliar os espaços de reflexão, conduzindo a novas competências e habilidades. A capacidade de pensar aparece assim como um dos objetivos da educação matemática e, atualmente, uma tendência acentuada neste sentido é o desenvolvimento da reflexão.
2- Quais as tendências predominantes no ensino da matemática?
Hoje o desafio de educadores é motivar e despertar a curiosidade do aluno é necessário tornar a aula mais motivadora e interessante. Entretanto, esse tipo de argumento é preocupante e revela o descompasso pedagógico em que se encontra a escola atualmente.
A capacidade de raciocínio de um aluno desenvolve se ao longo do tempo dependentemente do instrutor, que se relaciona como aluno para desenvolver diferentes tipos de pensamento.
Dessa forma, a Matemática deve ser mediada, não simplesmente por modelos obsoletos, que não contribuem de modo significativo para o desenvolvimento e transformação do indivíduo, mas por metodologias alternativas em que o ser em formação vivencie novos processos educacionais, que façam sentido e tenham relação com a sua integração na sociedade. Sem uma educação matemática, com qualidade, a criança ou o jovem talvez não tenham oportunidades de crescerem no saber matemático, saber esse, importante para sua qualificação profissional em qualquer área. Assim sendo, o saber matemático deve ser vivenciado no contexto tecnológico, se assim não for, infere-se que a exploração, pelos alunos, das possibilidades inerentes ao desenvolvimento científico e tecnológico que perpassam a sociedade estará cada vez mais restrita.
3- Você concorda com elas ou não?
Sim, acredito que todo esforço é válido quando se trata de um bem comum para todos. Esta modernidade das mudanças na didática e nos métodos adotados para ensinar esta disciplina que esta sempre em ênfase por seus maus resultados é pra quebrar este paradigma, de uma disciplina vilã, para uma disciplina amiga, para levarmos como bagagem pra vida toda.
4- Pode-se afirmar que a Matemática esta condenada ao insucesso?
No meu ponto e vista não. Apesar dos pesares, eu acredito que atualmente há grande esforço para que a tão temível matemática, ganhe outra cara. Antigamente não se discutia muito sobre este assunto, hoje, o ensino-aprendizagem é preocupação não só dos professores, pais, ou alunos. A sociedade, como um todo, vem se mobilizando para que a qualidade da educação cresça mais e mais. Trazendo isto para a disciplina matemática especificamente, vemos, por exemplo, como a didática em sala de aula esta inovadora e convidativa, outro bom exemplo são as olimpíadas de matemática, que no caso também é estimulante e participativa.
Acredito então, que se tivermos um esforço mutuo, conseguiremos sucesso, não só em matemática, mais na escola em geral.
Depois de refletir sobre as questões, proponha uma atividade interessante utilizando um dos conteúdos estudados nas Unidades 1 e 2 do material indicado no Tópico.
Uma atividade interessante e moderna que podemos utilizar é o uso da calculadora para chegarmos e analisarmos alguns pensamentos matemáticos. Como exemplo, podemos citar a tabuada. Para sabermos a tabuada do 2 basta digitarmos no visor: 2x1 e em seguida sucessivos símbolos “=”. Dessa forma a calculadora traria toda a sequencia dos múltiplos de 2.
Referencias Bibliográficas:
Apostila de Metodologia do Ensino de Aritmética e Álgebra. Ação Educacional Claretiana, 2014 – Batatais (SP). Trabalho realizado pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (SP)
...