Licença Creative Commons Atribuição Vedada a Criação de Obras Derivadas
Por: wtf77 • 21/10/2019 • Artigo • 1.032 Palavras (5 Páginas) • 137 Visualizações
APOSTILA
DE
ARRANJO
Por: Fábio Leão
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição -Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil.
Para ver uma cópia desta licença, visite:
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.5/br/ ou
envie uma carta para Creative Commons, 559 Nathan Abbott Way, Stanford, California 94305, USA.
SOBRE O AUTOR
Fábio Leão é um dos mais conceituados professores de harmonia de São Paulo. Começou seus estudos em 1980 e desde então vem estudando e trabalhando vários estilos importantes para a formação completa de músicos tipicamente brasileiros, sendo mestre no estudo da guitarra Pop, Jazz, Rock, Blues, Funk e MPB.
No decorrer de seu trabalho foi desenvolvendo um método baseado especificamente nos problemas técnicos e harmônicos mais comuns de seus alunos e sentiu a necessidade de passar este método para outras pessoas interessadas na arte da música e que estejam se introduzindo no aprendizado ou especialização de qualquer instrumento.
Portanto este método vem, não para revolucionar mas para auxiliar na formação musical tanto de alunos iniciantes como iniciados, sendo um trabalho de muita importância para os apreciadores de boa música.
Denise Brandani
CAP 1
Neste capítulo abordaremos a análise melódica. A análise melódica é feita sobre uma harmonia pré estabelecida.
Ex 1. Nota da melodia é um dó e a harmonia é C7+.
A nota da melodia é a mesma da fundamental do acorde de C7+, logo classificamos esta de CH que corresponde a nota do acorde ( chord) .
Ex 2. Nota da melodia é um ré e a harmonia é C7+.
A nota da melodia é uma Segunda em relação a fundamental do acorde de C7+, logo classificamos esta de S que corresponde a nota da escala ( scale)
Ex 3. Nota da melodia é um ré bemol e a harmonia é C7+.
A nota da melodia é uma Segunda menor em relação a fundamental do acorde de C7+, logo classificamos esta de CR que corresponde a uma nota cromática e não pertence a escala. ( cromatic).
A partir do próximo capítulo entraremos no universo dos arranjos , eles poderão ser apresentados de duas formas diferentes acompanhamento harmônico ou bloco.
- Acompanhamento harmônico.
Dizemos que uma harmonia está acompanhando, quando a melodia se movimenta livremente em relação a harmonia.
- Bloco.
Dizemos que uma harmonia está blocada, quando a harmonia segue cada nota da melodia.
Exercício sugerido.
Analisar melodicamente muitas musicas do real book.
CAP 2
Neste capítulo abordaremos encadeamentos de 4 vozes e os primeiros tipos de aberturas de acordes .
- Encadeamentos .
Consideramos um acorde encadeado em relação a outro, quando o primeiro e o segundo tem a primeira voz preservada na mesma altura e a abertura esta na posição de quatro vozes fechadas.
- Quatro vozes fechadas.
Ex. C E G A
A primeira abertura é conhecida como quatro vozes fechadas.
Dizemos que um acorde está em posição de quatro vozes fechadas quando o do é a nota mais grave, o mi é a terceira voz , o sol é a Segunda voz , e o La é a primeira voz
- DROP
Ex. Podemos ainda deslocar para uma oitava abaixo a Segunda voz , chamamos isso de drop 2 , se assim desejarmos podemos também dropar a Quarta voz , chamaremos isso de drop 4, e ainda podemos dropar a Segunda e a Quarta voz simultaneamente, isso é chamado de drop 2 e 4.
- Quartas.
A abertura em quartas se caracteriza pela existência de um maior numero de intervalos de quartas na construção do acorde. Podemos utilizar quartas justas, aumentadas ou diminutas.
...