Liderança e Coaching
Por: Vitor Garcia • 21/5/2018 • Resenha • 511 Palavras (3 Páginas) • 183 Visualizações
Liderança e coaching: desenvolvendo pessoas, recriando organizações
A cada dia que passa o ambiente corporativo tem estado mais presente na vida dos empregados, deixando de ser somente o local de trabalho de onde provém o sustento dos funcionários para se tornar um local onde o funcionário se dedica para realizar suas metas, objetivos e até mesmo sonhos. Visto que atualmente existe uma pressão ou anseio, de forma geral, para o funcionário almejar crescimento profissional e atingir as metas e objetivos da empresa também aos empregados surge a necessidade de ser aceito, se sentir parte de algo maior ao contribuir para as metas corporativas.
A partir desse cenário, surge e cresce cada vez mais a utilização do coaching no meio empresarial buscando alinhar as necessidades das organizações e a de seus funcionários como ferramenta de gerenciamento. Através do coaching é possível se relacionar a fim de apoiar e direcionar outra pessoa até seus objetivos. E por meio destas técnicas pode-se realizar esse alinhamento, direcionando empresa e funcionários na mesma direção aumentando a produtividade e a performance de ambos.
É muito difícil pensar na administração de uma empresa sem imaginar uma figura a frente dirigindo ou coordenando a estrutura para funcionar em direção das metas projetadas. Esta figura constitui o líder, que tem a função de gerir seus subalternos em prol de um objetivo. Hoje o coaching é muito usado na liderança, sendo muito importante para o meio administrativo, onde através das técnicas o gestor consegue orientar e motivar os funcionários a desempenharem sua função com mais empenho e performance.
As empresas e corporações tem se focado em estabelecer uma visão coletiva do seu corpo de funcionários sobre suas metas e direcionamento. E a tendência que tem se mostrado é a de se voltar para o desenvolvimento dos indivíduos que compõem a sua estrutura, acompanhando seus interesses pessoais, particularidades e aptidões para aproveitar o máximo de seus funcionários com a finalidade de aumentar os resultados. E é o papel do coach auxiliar o profissional a se encontrar, a buscar seus objetivos se aperfeiçoando e desenvolvendo a sua carreira visando abraçar também as metas coletivas.
Apesar da forte presença das técnicas de coaching na liderança, é possível distinguir a figura do líder e a do coach. O líder, mesmo usando as técnicas de coaching e se importe com o desenvolvimento pessoal, é aquele trabalha e se empenha na direção de um futuro, um objetivo ou meta a ser atingida, toma as medidas necessárias e usa as ferramentas para chegar aos resultados da organização. O líder direciona e motiva seus colaboradores, os impulsiona aos seus objetivos, mas o faz como quem cuida das partes do corpo para que todo o corpo se mova em sincronia. Já o coach é o profissional ou aquele no qual seus objetivos estão direcionados às pessoas, seja nas metas pessoais ou de um grupo onde auxilia os mesmos a atingirem suas metas pessoais e profissionais usando seus próprios recursos. O coach está focado no crescimento e desenvolvimento pessoal, dos indivíduos, mesmo quando estes não fazem parte da sua equipe, organização ou compartilha de seus objetivos.
...