Limites dos processos de processamento
Seminário: Limites dos processos de processamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicammm • 19/3/2014 • Seminário • 861 Palavras (4 Páginas) • 449 Visualizações
Processos de mudança de forma: Moldagem, Acabamento, Sinterização, Forjamento, Usinagem, Montagem, Trabalho de metais no estado sólido e em folhas, Métodos diversos, tradicionais e não-tradicionais.
Processos de remoção do material: Processos de Corte (convencionais) e Processos sem Corte (não convencionais). Usinar com ferramenta de geometria definida: tornear, furar, fresar, lapidar, brochar, serrar, limar. Ferramenta de geometria indefinida: retificar, brunir, lapidar, tamborear, jatear.
Limites dos processos de usinagem: Na Máquina-ferramenta, temos: questões de segurança do operador, questões de ordem ambiental; na Ferramenta, temos: material e estabilidade dinâmica; na Peça, temos: material e geometria; na estrutura da máquina, temos: fixação da peça e da ferramenta, acionamento, elementos de máquina e sistemas de medição e controle.
Movimentos dos processos de usinagem: Movimentos que causam a remoção do cavaco (ativos): de corte; de avanço e efetivo de corte. Movimentos que não causam a remoção do cavaco (passivos): de aproximação e de afastamento; de ajuste e de correção.
Grandezas de corte no processo de torneamento: Máquina-ferramenta, dispositivo de fixação, porta-ferramenta, ferramenta e peça.
Velocidade de corte no processo de usinagem: Velocidade de corte (Vc), perpendicular à direção de avanço; Velocidade de avanço (Vf), na direção do avanço e velocidade efetiva de corte (Ve), que é a soma vetorial de Vc e Ve.
Geometria da cunha de corte e características: A geometria de cunha de corte diz respeito à forma da ferramenta que realizará o corte e ela tem influência sobre: Formação do cavaco; Saída do cavaco; Forças e potências de corte; Desgaste da ferramenta; Qualidade final do trabalho de usinagem.
Requisitos da ferramenta de corte: Resistência a compressão e flexão; Dureza e tenacidade; Resistência a quente; Resistência a oxidação; Resistência a abrasão; Condutibilidade térmica adequada; Calor específico adequado; Coeficiente de expansão térmica adequado.
Processo de formação de cavaco em materiais dúcteis e frágeis: Em materiais dúcteis, o cavaco se forma de maneira contínua, lamelar ou cisalhado. E em materiais frágeis, o cavaco é arrancado logo após o corte da peça.
Principais materiais das ferramentas de corte: Aços ferramentas; Aços Rápidos; Ligas Fundidas; Metal Duro; Cermets; Cerâmicas; Nitreto de Boro Cúbico Cristalino e Diamante.
Parâmetros que influenciam no desgaste da ferramenta de corte: Atrito; Forças; Calor e Meio influenciam no desgaste da ferramenta.
Critérios de vida útil da ferramenta de corte: Desvios nas tolerâncias dimensionais; Desvios nas tolerâncias geométricas;
Tipos de ferramentas de corte e características: Ferramentas inteiriças – Produzidas por fundição, forjamento, barras laminadas ou metalurgia do pó. Seus materiais incluem aços carbono, baixas ligas, aços rápidos, ligas de Cobalto fundidas e metais duros. Ferramentas de ponta arredondada permitem a aplicação de grandes avanços, em peças de grande diâmetro ; Ferramentas com insertos soldados – ferramentas de gume único; corpo de material de custo baixo; parte cortante com material de corte de melhor qualidade soldado ou montado sobre a base; materiais cortantes usados: aços rápidos, ligas fundidas à base de Cobalto, metal-duro, cerâmica, diamante mono e policristalino e nitreto de Boro cúbico ; Ferramentas com insertos intercambiáveis – ferramentas mais utilizadas em operação de torneamento; insertos
...