Linguagem gestual
Abstract: Linguagem gestual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eliarthur • 8/11/2014 • Abstract • 631 Palavras (3 Páginas) • 267 Visualizações
Há alguns séculos atrás a língua de sinais não era aceita pela a maioria dos ouvintes, pois era vista apenas como mimica e gesto foi até mesmo proibida sendo utilizada somente a linguagem oral esta proibição acarretou diversas consequências ruins para os surdos e mudos, tais como o baixo rendimento escolar, impossibilidade do surdo prosseguir seus estudos em nível médio e superior a escola em si não poderia mais lhes proporcionar mais nenhum beneficio.
Para os ouvintes a língua de sinais era apenas mimica e gesto, porem esse cenário começou a mudar, na década de 80 os surdos na condição de minoria passaram a exigir o reconhecimento da língua de sinais, saíram de sua passividade que os ouvintes lhes impuseram e começaram a exigir respeito a seus direitos de cidadãos começando assim a mobilizar movimentos de protestos e ações culturais conseguindo que alguns responsáveis por sua educação pudessem reformular a língua de sinais assim surgiu a nova proposta de trabalho o bilinguismo que na educação para surdos propõe que os alunos sejam expostos a duas línguas que são a língua de sinais e língua da comunidade ouvinte na modalidade escrita.
A língua de sinais constitui o elemento identificatório dos surdos essa comunidade construída possibilita que compartilhem e conheçam as normas de uso da língua interagindo cotidianamente em um processo de comunicação eficaz e eficiente (Skliar, 2001). Possibilita o desenvolvimento da potencialidade da linguagem dos surdos, envolve o processo de todos os mecanismos cognitivos. Ela anula a deficiência, que é consequência da surdez, permitem que os surdos se constituam membros de uma comunidade, e não como um desvio de normalidade.
Passo 2
Os surdos já conquistaram algumas vitorias como o reconhecimento de Libras o direito a tradutores e intérpretes da língua brasileira de sinais- língua portuguesa e uma educação bilíngue para as crianças surdas, entre outras conquistas como o Dia do Surdo, que no Brasil é comemorado no dia 26 de setembro dia da fundação da 1ª escola para surdos no Brasil.
Já existem alguns aparelhos eletrônicos para os surdos como celulares, despertadores e os TTS que são aparelhos instalados onde há um telefone publico.
O dia do Surdo tem um significado simbólico muito importante. Ele representa o reconhecimento de todo um movimento que teve inicio há poucos anos no Brasil quando o Surdo passou a lutar pelo direito de ter sua língua e sua cultura reconhecidas como uma língua e uma cultura de um grupo minoritário e não de um grupo de “deficientes”.
Existe porem muitos obstaculos a serem derrubados, estudos e pesquisas apontam para a má qualidade do ensino e a discriminação presente no contexto educacional brasileiro.
Identificando que escolas e professores não se sentem preparados para receber estudantes com deficiência nas classes comuns do ensino regular e o que é pior, algumas escolas privadas ainda não aceitam estudantes com deficiência, alegando não estarem preparadas e muitas, quando recebem, não sabem como trabalhar com essas pessoas, chegando inclusive a cobrar até taxas extras para algum tipo de atendimento especializado.
Enfrentam as dificuldades do dia a dia no atendimento em bancos shoppings, cinema, totalmente despreparadas para atender pessoas
...