Linguagens De Programação
Trabalho Escolar: Linguagens De Programação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MoisesRodrigues • 5/6/2014 • 315 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
Lógica de Programação é a técnica de desenvolver sequências lógicas para atingir um determinado objetivo. Essas sequências lógicas são adaptadas para linguagem de computador pelo programador a fim de produzir software.
Uma sequência lógica é denominada algoritmo. Então podemos dizer em linguagem mais coloquial, que um algoritmo é uma sequência de passos para atingir um determinado objetivo. Como podemos ver a lógica de programação trata basicamente de construir algoritmos que serão transformados em programas de computador.
Programas de computador, portanto são instruções lógicas que obtém dados do meio externo (que pode ser um usuário ou um arquivo) e fazem o processamento desses dados gravando as informações alguma mídia como o HD ou enviando-as para o usuário através de algum dispositivo. Na realidade, tudo o que vemos em um computador em termos de sistema operacional e aplicativos, são programas que foram desenvolvidos por programadores. O programador necessita ter um pensamento lógico bastante desenvolvido, analisando sempre causa e efeito, e acima de tudo ser paciente e persistente.
Quem quer começar uma carreira como programador deve primeiro aprender lógica de programação. Uma base sólida em lógica garante ao iniciante conhecimentos suficientes para aprender qualquer linguagem de programação, seja ela C, C++, Java, Object Pascal (Delphi), PHP, VB, C#, etc.
Agora que você já conhece a importância de aprender lógica de programação, comece a estudar e garanta o seu emprego, afinal estamos com falta de programadores no mercado.
Saber lógica de programação é saber o melhor jeito de escrever um código, para o computador interpretar corretamente. É saber se comunicar com a maquina a partir de uma linguagem seja lá qual for.
Um exemplo de algoritmo, que tem como objetivo somar 3 números inteiros.
Algoritmo "soma"
Var Num1, num2, num3, resultado:inteiro
Inicio
escreval("este programa ira somar 3 números inteiros de sua escolha:")
escreval("digite um numero inteiro:")
leia(num1)
escreval("digite um numero para somar ao primeiro numero:")
Leia (num2)
escreval("digite um terceiro numero para somar aos outros 2 numeros:")
Leia (num3)
Resultado <- num1+num2+num3
escreval("O resultado é: ")
escreval (resultado)
fimalgoritmo
...